O Hotel Avenida de Viseu rejuvenesceu, mas continua a estender o tapete vermelho à História

Foi da varanda deste hotel de Viseu que Humberto Delgado proferiu o seu discurso de candidatura à Presidência da República, afrontando o regime de Salazar. Acaba de ser renovado e tem agora 4 estrelas

hoteis,humberto-delgado,viseu,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
O hotel acaba de ser renovado e tem agora quatro estrelas Sérgio Azenha
hoteis,humberto-delgado,viseu,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
Apontamentos do Avenida Boutique Hotel Sérgio Azenha
hoteis,humberto-delgado,viseu,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
Avenida Boutique Hotel Sérgio Azenha
hoteis,humberto-delgado,viseu,fugas,patrimonio,
Fotogaleria
Avenida Boutique Hotel Sérgio Azenha
Ouça este artigo
00:00
05:18

O quarto já foi reformulado, de forma a corresponder às exigências de conforto dos dias de hoje, também mudou de número – de 111 passou a 115 , mas o retrato instalado à porta ajuda a trazer o passado para os dias de hoje. Não obstante os toques de cores vivas que pontuam a imagem que nos habituámos a ver somente a preto e branco, o rosto de Humberto Delgado anuncia-se com precisão. O “general sem medo” passou por ali há mais de 60 anos, mas as marcas permanecem e surgem estampadas nas várias fotografias históricas que vão decorando as paredes do hotel. Registos datados de 23 de Maio de 1958, o dia em que Humberto Delgado subiu à varanda do Hotel Avenida, em Viseu, para proferir o discurso de candidatura à Presidência da República perante a multidão que apoiava a sua coragem em afrontar o regime de Salazar , e que a unidade hoteleira faz questão de preservar. Mesmo tendo sido alvo de uma requalificação, que culminou na sua ascensão à categoria de 4 estrelas, o agora Avenida Boutique Hotel continua a estender o tapete à história.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar