O Passarinho da Ribeira recupera as cores e os sons da Ribeira portuense

Filme de Augusto Fraga tem uma cópia nova, digitalizada pela Cinemateca no âmbito do projecto FILMar. A estreia acontece esta sexta-feira, junto aos locais da rodagem, na Ribeira, no Porto.

estado-novo,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,manoel-oliveira,porto,
Fotogaleria
A actriz-cançonetista Deolinda Rodrigues e o actor Pedro Bandeira Freire fazem o casal romântico da história Cortesia Cinemateca Portuguesa
estado-novo,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,manoel-oliveira,porto,
Fotogaleria
A rodagem de grande parte do filme decorreu na Ribeira portuense do Douro, junto das mulheres carvoeiras Cortesia Cinemateca Portuguesa
estado-novo,cinema-portugues,cinema,culturaipsilon,manoel-oliveira,porto,
Fotogaleria
O Passarinho da Ribeira mostra vários lugares do Porto histórico Cortesia Cinemateca Portuguesa
Ouça este artigo
00:00
04:34

O Passarinho da Ribeira (1959), de Augusto Fraga, é um título menor na cinematografia portuguesa, de um cineasta que também não deixou rasto na sua história. Mas, realizado no final da década de 50, e estreado em Fevereiro de 1960, cerca de um ano depois de A Costureirinha da Sé (Manuel Guimarães, 1958), regista, com este último, o esforço da indústria cinematográfica nacional de inscrever a cidade do Porto, e os seus lugares mais típicos, no ideário e na paisagem que o Estado Novo quis consagrar para o país e que teve o seu ponto alto com as comédias populares alfacinhas da década de 40.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários