Filho de ex-Presidente da Guiné-Bissau suspeito de montar rede de tráfico de droga para chegar ao poder

Malam Bacai Sanha Jr. pretendia tornar-se Presidente do país com o dinheiro resultante dos negócios do tráfico de droga.

Foto
Malam Bacai Sanha Jr. é filho de Malam Bacai Sanha (na fotografia) REUTERS/Nacho Doce
Ouça este artigo
00:00
02:15

O filho do ex-Presidente da Guiné-Bissau Malam Bacai Sanha foi condenado a uma pena de prisão superior a seis anos de prisão por um tribunal dos EUA, por liderar uma rede internacional de tráfico de droga. Segundo escreve a BBC, Malam Bacai Sanha Jr. tinha como objectivo utilizar o dinheiro angariado através desse esquema para orquestrar um golpe de Estado no país de forma a chegar ao poder.

O pai do condenado, Malam Bacai Sanha, liderou os destinos da Guiné-Bissau entre 2009 e a data da sua morte, em 2012. O seu filho — que chegou a servir no Governo do pai como conselheiro para a área económica —, agora condenado, é apontado como responsável de uma tentativa de golpe de Estado falhada em Fevereiro de 2022. Foi extraditado para os EUA em Agosto de 2022, depois de ter sido detido na Tanzânia, e estava numa prisão no Estado do Texas.

Segundo a Deutsche Well, há testemunhas que alegam que o homem estaria envolvido, há muitos anos, no tráfico internacional de cocaína, de heroína, de armas e outras mercadorias. Ainda segundo a emissora alemã, o filho do antigo governante terá ligações aos responsáveis pelo ataque ao palácio governamental onde decorria uma reunião do Conselho de Ministros presidida pelo chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, a 1 de Fevereiro de 2022.

Nessa mesma altura, o Presidente apontou o dedo aos responsáveis pelo narcotráfico. "Este golpe tem também a conivência de pessoas que estão a ser investigadas no âmbito do combate ao narcotráfico. A maioria das pessoas envolvidas está na lista de investigação por narcotráfico", disse.

O julgamento arrancou pouco depois da detenção e, em Setembro de 2023, declarou-se culpado de conspiração relacionada com a "importação ilegal de drogas", detalha a BBC. "Malam Bacai Sanha Jr. não era um traficante internacional de droga vulgar", afirmou na terça-feira o agente do FBI Douglas Williams, citado pela emissora britânica. "É filho do antigo Presidente da Guiné-Bissau e traficava droga por uma razão muito específica: financiar um golpe de Estado que o levaria à presidência do seu país natal, onde planeava estabelecer um ‘regime de drogas’", justificou.

O filho do antigo Presidente da Guiné-Bissau é acusado de traficar droga para Portugal, para outros países da Europa e também para os EUA, de onde poderá ser extraditado, uma vez que não tem cidadania norte-americana.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários