Dia Mundial do Teatro: celebrar as diferenças um pouco por todo o país

Estreias, visitas guiadas, homenagens e evocações de Abril são algumas das actividades alinhadas para fazer a festa às artes de palco neste dia 27 de Março.

Foto
O Dia Mundial do Teatro motiva celebrações por todo o país TUNA/Teatro Nacional S. João
Ouça este artigo
00:00
01:01

Criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, no âmbito da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o Dia Mundial do Teatro tem como missão primordial lembrar a importância das artes de palco na história e na cultura da Humanidade.

Às manifestações puramente teatrais junta-se a mensagem de uma figura de renome que, a cada ano, é convidada a partilhar as suas reflexões sobre o tema. Este ano, o autor escolhido é o dramaturgo norueguês Jon Fosse, premiado com o Nobel da Literatura em 2023.

Sublinhando o carácter antiguerra da arte, que tem o poder de congregar diferenças e juntar opostos, e acenando a bandeira “Arte é paz”, o escritor destaca o papel principal das artes como veículo de união entre o particular e o universal, “sem eliminar a sua especificidade e deixando brilhar claramente aquilo que é estrangeiro e não familiar”.

No mapa nacional, são várias as coordenadas para celebrar a efeméride. Aqui ficam algumas propostas.

Sugerir correcção
Comentar