Manuel Abrantes: “Grandes acontecimentos históricos são muitas vezes vividos entre quatro paredes”

Maria do Carmo, a heroína invisível de Na Terra dos Outros, o primeiro romance do sociólogo Manuel Abrantes, que tem investigado o serviço doméstico, não se esquece.

Foto
Manuel Abrantes escreveu Na Terra dos Outros
Ouça este artigo
00:00
10:39

Na vida de Manuel Abrantes, houve mais mudanças do que era suposto. O escritor, formado em Estudos Europeus e Sociologia, doutorado pela Universidade de Lisboa, teve muitos empregos e viveu em muitas casas. Aos 18 anos, publicou o seu primeiro conto numa colectânea de jovens criadores – que incluía textos de Ondjaki, José Mário Silva e José Luís Peixoto – e nunca parou de escrever. Mas com o final dos estudos, o ter começado a trabalhar e o ter emigrado (viveu três anos nos Países Baixos e um ano na Argentina), a escrita ia-se “muitas vezes esboroando” quando queria fazer uma coisa de maior fôlego.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários