Como o PÚBLICO construiu uma “dating app” para os programas eleitorais através de IA

Neste episódio, ouvimos Rui Barros e José Volta e Pinto, a equipa de jornalismo de dados que desenvolveu este trabalho.

Se quiser ler os programas das oito forças políticas com assento parlamentar, do início ao fim, terá de ler 450 mil palavras em 1301 páginas A4 - uma tarefa que demoraria cerca de 25 horas a terminar.

O PÚBLICO facilita-lhe a tarefa: na última sexta-feira, lançou uma espécie de “dating app” dedicada aos programas eleitorais.

Tal como algumas das mais conhecidas aplicações destinadas a marcar encontros, neste trabalho de jornalismo de dados são-lhe apresentadas medidas e tem a possibilidade de escolher se se identifica ou não com cada uma delas, com um gesto para a esquerda ou para a direita.

No final, fará match com um partido — será esse o seu par para "jantar".

Este é um trabalho que o PÚBLICO já tinha feito em 2022, nas últimas legislativas, mas desta vez o trabalho teve a ajuda da Inteligência Artificial e inclui quase seis mil medidas.

Mas como é que se faz uma aplicação deste género, e como é que se garante que os resultados são confiáveis?

Neste episódio, ouvimos Rui Barros e José Volta e Pinto, a equipa de jornalismo de dados que desenvolveu este trabalho.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários