Proibir alguém de vestir determinada roupa é violência, sim!

A violência no namoro é um ato de violência usada como estratégia de controlo, que pode ser pontual ou contínuo, e que se baseia numa relação de desigualdade de poder entre os namorados.

Foto
A informação aos jovens sobre os indicadores de vitimação ganha poder na prevenção da perpetuação da atração por pessoas com um padrão de comportamento violento @petercalheiros
Ouça este artigo
00:00
05:22

O amor, numa relação de intimidade, assenta na forma como os parceiros demonstram afeto, como se tratam, respeitam e agem um com o outro e orientado para o outro. Lamentavelmente, nem todas as relações são pautadas por uma entrega positiva e afetuosa, dado que continuamos a testemunhar a triste realidade de jovens de todos os estatutos sociais a serem vítimas da violência exercida pelo parceiro. Sensível a tal situação, está a UMAR — União de Mulheres Alternativa e Resposta, que em colaboração com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) realizaram o Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2024.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários