Paulo Pedroso. “Há uma enorme pressão sobre as mulheres por causa dos cuidados dos seus pais”

No quarto episódio do podcast “Um homem não chora”, Paulo Pedroso defende políticas que ajudem a libertar as mulheres da pressão que têm da sociedade.

O sociólogo, professor universitário e ex-político Paulo Pedroso, pai de três filhos, defende que, apesar do caminho que se tem feito para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, falta conseguir a igualdade de género que “estamos muito longe de realizar”. Diz serem necessárias políticas que dêem um maior apoio às famílias na prestação de cuidados, quer a crianças, quer a idosos, para libertar progressivamente as mulheres da pressão que têm da sociedade que ainda considera que o cuidado é uma atribuição natural das mesmas.

O sociólogo fala ainda sobre o caso Casa Pia, que o levou a cinco meses de prisão preventiva, por suspeita de abuso sexual de menores, de que seria ilibado, sem que o processo tivesse passado sequer da fase instrutória. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem acabaria por condenar o Estado português a indemnizá-lo.

Neste episódio do podcast "Um Homem não Chora", Paulo Pedroso partilha como foi tentar gerir aqueles anos de pesadelo e garante que, se não tivesse pedido ajuda, nomeadamente de um psiquiatra, provavelmente hoje não estava aqui.


Um homem não chora está disponível às segundas-feiras em todas as aplicações para escuta de podcasts — como a Apple Podcasts ou o Spotify —​ e na área de podcasts do site do PÚBLICO.

Sugerir correcção