Adico: uma cadeira portuguesa, com certeza

“A história da marca e o facto de ser uma empresa familiar tornou-se um dos seus pontos fortes, reflecte-se na credibilidade e, consequentemente, nas vendas.”

Foto
A Adico continua a ser uma empresa familiar Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
07:23

A sirene que ressoa por toda a vila de Avanca, no concelho de Estarreja, com cerca de oito mil habitantes, é da Adico. Às 8h assinala-se o início da jornada e a campainha volta a tocar mais seis vezes, entre as pausas da manhã e da tarde, e a interrupção para o almoço, até às 17h, hora da saída dos trabalhadores. Chega-se à fábrica por uma rua que ostenta o nome do seu fundador, Rua Comendador Adelino Dias da Costa, mais do que um empresário, um benemérito na terra. Foi essa a herança que Assunção Costa, assistente social, e as suas quatro irmãs receberam com a morte do pai: não só a mais antiga empresa de mobiliário metálico do país, o que por si já era uma responsabilidade, como uma empresa com um papel social determinante na economia local e que, ainda hoje, o sinal sonoro não deixa que passe despercebida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar