Obra de Paula Rego leiloada por valor recorde de 3,5 milhões de euros
O anterior recorde para uma obra da artista portuguesa cifrava-se em 1,6 milhões de euros.
Um painel da série Avestruzes Bailarinas do filme Fantasia de Walt Disney, de Paula Rego, foi esta sexta-feira leiloado em Londres por 3,5 milhões de euros, um novo recorde para uma obra da artista portuguesa em leilão, confirmou a leiloeira Christie"s.
O preço final ficou-se pelas 3,065 milhões de libras (3,54 milhões de euros no câmbio actual), superando a base de licitação de 2,2 milhões de libras (2,5 milhões de euros).
Foi a primeira vez que este díptico de 1995, cujo título original é Dancing Ostriches from Walt Disney's Fantasia, vai a leilão. O preço final foi ao encontro da expectativa da leiloeira, cuja estimativa apontava para um valor máximo de 3,2 milhões de libras (3,7 milhões de euros).
O anterior recorde para uma obra da artista portuguesa vendida em leilão - um quadro de Paula Rego no qual a pintora aludia à morte do marido, em 1988 - cifrava-se em 1,6 milhões de euros e tinha sido estabelecido em Julho de 2015.
A venda aconteceu esta sexta-feira no leilão nocturno de obras do século XX/XXI, que incluiu obras de artistas como Lucian Freud, Peter Doig, Jean-Michel Basquiat, Andy Warhol, Damien Hirst, Gerhard Richter, Georg Baselitz, Anselm Kiefer, George Condo, Marlene Dumas e Lucio Fontana.