As sequóias-gigantes da Califórnia estão em risco devido aos incêndios

A Floresta dos Gigantes, como é conhecida, acolhe mais de duas mil sequóias-gigantes, incluindo a “General Sherman”, a maior no planeta em termos de volume.

Foto
Parque Nacional Sequóia, na Califórnia Vitto Sommella/Unsplash

O Parque Nacional Sequóia, na Califórnia, Estados Unidos, foi encerrado e as gigantescas árvores que lhe dão nome estão sob a ameaça potencial de dois incêndios que devastam a Sierra Nevada. O avanço de ambos os fogos está projectado na direcção da Floresta dos Gigantes, que acolhe mais de duas mil sequóias-gigantes, incluindo a designada “General Sherman”, a maior árvore no planeta em termos de volume. 

As imponentes sequóias cresceram na vertente ocidental da Sierra Nevada. A “General Sherman” tem 83,8 metros de altura e um diâmetro de 11 metros na base, segundo o Serviço de Parques Naturais dos EUA.

“Não há uma ameaça iminente à Floresta dos Gigantes, mas há potencial” para isso, disse Mark Ruggiero, agente do Parque Nacional Sequóia e Kings Canyon para informação sobre fogos. Ruggiero estimou que as chamas mais próximas estavam a cerca de 1,6 quilómetros do arvoredo.

As 75 pessoas que trabalham no centro administrativo do parque foram retiradas e todas as estruturas de serviços encerradas, disse.

Os fogos designados Colony e Paradise, que tiram os nomes das localidades onde começaram, foram provocados por raios, na semana passada. O seu tamanho combinado atinge 12 quilómetros quadrados.

A ameaça potencial para as sequóias-gigantes acontece um ano depois de um desastroso conjunto de fogos na mesma região. Parte deste conjunto de fogos destruiu 10% da população de sequóias, avançou Ruggiero.

Foto
Os incêndios florestais na Califórnia têm devastado floresta. David Swanson/Reuters

As sequóias dependem do fogo para processos como libertar sementes dos cones e fazer clareiras na floresta para permitir o seu crescimento. O registo das queimaduras nos anéis das árvores, com milhares de anos, evidencia a sua relação com o fogo. Mas as alterações climáticas estão a intensificar os incêndios florestais e o seu impacto nestas árvores.

“As sequóias são árvores que se adaptam ao fogo”, disse Ruggiero. “É importante ter fogos para as sequóias crescerem, mas quando temos fogos tão intensos nem elas conseguem aguentá-los.”

A Califórnia já conta com mais de 7400 incêndios florestais em 2021, que queimaram mais de 9065 quilómetros quadrados.

Sugerir correcção
Comentar