Da Coreia do Norte a São Tomé e Príncipe: os países que ainda escapam ao coronavírus
A lista tem por base os casos registados pelas autoridades e divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Porém, importa sublinhar que poderão eventualmente existir casos que não foram ainda divulgados.
O novo coronavírus, que causa a doença covid-19, alastrou-se a quase todos os continentes, à excepção da Antárctida, tendo já causado mais de 500 mil casos confirmados e 21 mil mortes em todo o mundo.
Mas, até ao momento, há pelo menos 22 países, ilhas e territórios que continuam a escapar à pandemia de covid-19, de acordo com os dados divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Porém, importa sublinhar que a seguinte lista tem por base os casos registados esta quinta-feira pelas autoridades — o que poderá significar que existem casos que não foram ainda divulgados.
Alguns destes países tomaram já medidas para prevenir e conter a propagação do novo coronavírus. É o caso de São Tomé e Príncipe, onde foi decretado o estado de emergência na semana passada, embora ainda não exista nenhum caso registado no país.
O Governo de Pyongyang, que garante não existir ainda “nenhum paciente com coronavírus” na Coreia do Norte, também impôs várias restrições, incluindo a limitação do uso de transportes públicos e o encerramento de fronteiras — embora analistas e médicos sul-coreanos duvidem dos dados revelados pelo Governo de Kim Jong-un. “Apesar do facto de a Coreia do Norte ter fechado as suas fronteiras e se ter recusado a permitir a entrada a viajantes chineses ou estrangeiros, é muito provável que alguns norte-coreanos já estejam infectados”, disse à Al-Jazira Roh Kyoung-ho, especialista em medicina laboratorial sul-coreano. “Acho que nem é possível contabilizar lá os casos, porque o sistema de Saúde da Coreia do Norte não está consolidado nem é avançado”, acrescentou.
Contudo, há ainda uma série de países que não têm quaisquer casos de infecção nas contagens oficiais. Veja aqui a lista dos países, ilhas e territórios que escapam para já, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, ao novo coronavírus:
África
- Burundi
- Comores
- Malawi
- Botswana
- Lesoto
- Sudão do Sul
- Sara Ocidental
- Congo
- Serra Leoa
- São Tomé e Príncipe
Ásia
- Coreia do Norte
- Iémen
- Tajiquistão
- Turquemenistão
Oceânia
- Estados Federados da Micronésia
- Nauru
- Quiribati
- Vanuatu
- Tuvalu
- Ilhas Salomão
- Tonga
- Samoa