Maioria dos estudantes da Universidade da Beira Interior já pagou as propinas em atraso

Foto

Grande parte dos estudantes, da Universidade da Beira Interior (UBI), liquidou as propinas em atraso nos últimos dois meses, declarou fonte da instituição à agência Lusa.

A grande quota parte dos alunos, que viram o seu nome afixado junto dos serviços académicos, já regularizou a sua situação.

Cerca de 578 já pagaram as propinas que tinham em atraso. No último dia para a regularização das dívidas, continuam em incumprimento 220 alunos do primeiro ciclo (licenciatura) e dois de segundo ciclo (mestrado), avançou a agência Lusa.

O terceiro ciclo (doutoramento) aguarda a entrega das bolsas, das entidades externas, para fazer os acertos de contas com a tesouraria da instituição.

A lista, com cerca de 15 páginas, fora afixada há cerca de três semanas e foi altamente criticada pelo núcleo académico desta universidade.

O presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Pedro Bernardo, considerou que a listagem “expunha de forma desnecessária e abusiva” o nome dos alunos, muitos deles em dificuldades económicas.

O Reitor da Universidade da Beira Interior, João Queiroz, garantiu ao PÚBLICO que “assim que forem liquidadas as dívidas, o nome dos alunos será apagado” da lista e explicou que “desde há 15 anos atrás que a lista é afixada na instituição”.

A medida surgiu como complemento às notificações por carta registadas, as quais disse serem “constantemente devolvidas”.

Queiroz, admite “repensar novas formas de notificação”.

Sugerir correcção
Comentar