Filme sobre a ria de Aveiro premiado no Brasil
A curta-metragem A Ria, a Água, o Homem..., do cineasta Manuel Matos Barbosa, foi distinguida com o Troféu de Prata para Animação no Tour Film Brazil - International Festival, que decorreu na cidade brasileira de Florianopolis. A obra cinematográfica, produzida pelo Cine Clube de Avanca, explora as paisagens e as gentes da ria de Aveiro.
Esta curta-metragem de desenho animado - que teve a sua estreia no Festival AVANCA"10 e foi exibida no encerramento do CINANIMA 2010 - já tinha sido premiada em Portugal, nomeadamente com o Prémio Documentário no Festival de Arouca e com a Menção Honrosa para Documentário no Festival de Curtas-metragens PORTO 7.
Obra poética documental, A Ria, a Água, o Homem... conta com textos do escritor Raul Brandão, lidos pelo actor Joaquim de Almeida, e todos os desenhos que estão na origem do filme são da autoria de Manuel Matos Barbosa.
Natural de Oliveira de Azeméis, o cineasta "assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente", sublinham os dirigentes do Cine Cube de Avanca, em comunicado enviado à imprensa.
Os seus filmes têm uma forte componente inspirada na paisagem, nas histórias e nas gentes da região da Beira Litoral e foram já várias vezes nacionais e internacionais.
Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, entre outros, foram alguns dos países que já reconheceram o seu trabalho. "A Ria, a Água, o Homem..." foi produzido com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (Ministério da Cultura) e da RTP - Rádio e Televisão Portuguesa.