Shimon Peres eleito Presidente de Israel

Foto
Peres está na política activa israelita há cinco décadas Kevin Lamarque/Reuters (arquivo)

Shimon Peres foi eleito hoje Presidente do Estado de Israel durante uma votação no Parlamento, cujo resultado era praticamente esperado depois de dois candidatos ao cargo terem abandonado a corrida ainda na primeira volta.

O Knesset (Parlamento), que elege o chefe de Estado em Israel, escolheu Peres com 86 votos contra 23 na segunda volta da votação na qual concorreu como único candidato, depois de Reuven Rivlin, do Likud, e Colette Avital, do Partido Trabalhista, terem desistido e manifestado o seu apoio ao actual vice-primeiro-ministro israelita. O Knesset tem 120 deputados, tendo participado na votação 119. Foram registados oito boletins em branco e dois nulos.

Na primeira volta da votação, Peres conseguiu 58 votos, Rivlin 37 e Colette Avital 21.

“Shimon Peres é o nono Presidente do Estado de Israel”, anunciou a presidente da Câmara Dalia Yitzik, que assegurava interinamente a presidência israelita depois do chefe de Estado cessante Moshé Katzav ter sido acusado num caso de alegada violação e assédio sexual.

O mandato de sete anos de Katzav, suspenso no final de Janeiro das suas funções, chegava ao fim no próximo mês de Julho.

Peres, 83 anos, está na política activa israelita há cinco décadas, ao longo das quais foi primeiro-ministro (por duas vezes) e ministro da Defesa, das Finanças e dos Negócios Estrangeiros. Venceu o Prémio Nobel da Paz em 1994 ao lado do primeiro-ministro Yitzhak Rabin, assassinado em 1995, e do também já falecido Presidente palestiniano Yasser Arafat.

Sugerir correcção
Comentar