“É uma garagem, mas é lá que os médicos e enfermeiros nos atendem, é lá que estão connosco”
Desde que foi inaugurado que a falta de espaço do Hospital de Vila Franca de Xira é um problema, mas todos os dias profissionais de saúde procuram dar a melhor resposta. Nem sempre tão rápida como os doentes gostariam ou com as condições ideais. A falta de médicos e os doentes internados mereceram críticas da Ordem dos Médicos, após semanas em que a pressão sobre o SNS foi notícia. “Os doentes não são privados de nenhum cuidado em relação aos outros”, dizem os profissionais.
Já foi uma garagem, mas não há ali qualquer sinal de carros. O acesso ao Serviço de Observação 4 (SO) faz-se pelo mesmo piso onde funcionam as urgências do Hospital de Vila Franca de Xira. Nota-se que o chão azulão da sala e do espaço que a antecede é novo. O tecto de cimento e a ausência de janelas tornam o ambiente mais escuro, mas por ser largo dá a sensação de ter menos doentes.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.