Morreu o cineasta Nicolas Roeg, realizador de O Homem Que Veio do Espaço

O britânico tinha 90 anos.

Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR

Morreu Nicolas Roeg, o cineasta britânico que realizou filmes como Aquele Inverno em Veneza (1973) e Performance (1970) e O Homem Que Veio do Espaço (1976). Tinha 90 anos. A notícia da morte do realizador foi confirmada pela família, neste sábado, avança a BBC.

Em 2011, o filme Aquele Inverno em Veneza foi eleito o melhor filme britânico de sempre, numa iniciativa da Time Out britânica. O filme protagonizado por Julie Christie e Donald Sutherland foi eleito o melhor de uma lista dos "100 Melhores Filmes Britânicos", elaborada por 150 especialistas da área, desde críticos de cinema, passando por actores, produtores e realizadores. O thriller foi controverso pelas cenas de sexo. 

O seu estilo cinematográfico ficou marcado por narrativas não-lineares e por representar temas como sexo, morte, horror e esgotamentos mentais. Entre o elenco dos seus filmes, Roeg contou com estrelas de rock como Mick Jagger e David Bowie. 

No filme de ficção científica O Homem Que Veio do Espaço, David Bowie interpretou um extraterrestre com aparência humana que procurava na Terra a água que salvasse o seu planeta ameaçado por uma seca apocalíptica. A adaptação cinematográfica baseou-se no romance de ficção científica The Man Who Fell To Earth (1963), de Walter Tevis.

Natural de Londres, Nicolas Roeg nasceu a 15 de Agosto de 1928. O seu primeiro trabalho foi nos estúdios Marylebone, onde fazia chá e operava a claquete. 

Na década de 1960, Nicolas Roeg chegou a operador de câmara. Foi por essa altura que fez parte da equipa do filme de Fred Zinnemann Peregrino de Esperança (1970).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários