A câmara seguiu Geni e a vida dela deu um filme

Cineasta Luís Vieira Campos saiu de casa de câmara na mão e perseguiu o primeiro desconhecido que lhe apareceu. Dessa viagem, fez um filme. Estreia acontece este sábado, no Porto/Post/Doc

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O cineasta portuense com Geni na Rua de Cedofeita, onde parte da trama se passa Adriano Miranda

Luís Vieira Campos gosta de pensar naquele momento como um “simples encontro”. Duas pessoas cruzam-se casualmente na rua. Conversam. E, num instante, algo se principia. O mais recente filme do cineasta portuense virou conceitos tradicionais do cinema do avesso: abdicando do “controlo” e entregando-se ao acaso, um realizador propôs-se a sair de casa de câmara na mão e, sem avisos prévios ou guião, perseguir o primeiro desconhecido com quem se deparasse na rua fazendo dele protagonista da sua história. Geni, narrativa dupla sobre um cineasta e uma desconhecida, estreia-se este sábado no Porto/Post/Doc (Cinema Passos Manuel, 19h). Uma amostra da vida como ela é e uma homenagem ao protagonista que pode existir em cada um de nós.

Nem todos se revêem nesse papel. Ao fechar a porta de casa e pisar a calçada na Rua de Cedofeita, Luís Vieira Campos iniciava uma caminhada atrás de alguém. Com a câmara ligada. Às vezes parava, com o pensamento ainda detido numa ideia de cinema clássico. O foco a fugir, o plano a sair das linhas. Outras vezes era travado pelo estranho à sua frente. Por vergonha, recusa de exposição, falta de tempo. Luís insistia. Perdeu a conta ao número de vezes que deu início ao filme sem sucesso. Até que, “num dia mais exactamente cinzento e metálico do que os outros”, apareceu Geni. Eugénia Machado.

Trailer do filme Geni

Andar destemido e ligeiro, não se intimidou com a sombra do estranho. Imaginou um jornalista a trabalhar, um turista talvez. Depois confrontou o homem por detrás da câmara. O encontro aconteceu. Luís Vieira Campos explicou ao que ia, ela devolveu perguntas, mostrou interesse. Prometeu uma resposta final para dali a uns dias. A 17 de Fevereiro de 2017, dava o sim definitivo. “Todos somos alguém e temos uma história”, diz Geni quando em cima da mesa estão as suas motivações para aceitar o desafio: “Tenho essa sensação de que todos somos importantes e este filme prova isso.”

Há muito que Eugénia Machado alimentava o desejo de ver a sua vida contada. Amante da escrita, pensava escrever um livro com as suas memórias, deixar a sua pegada. Não raras vezes dá por si a observar pessoas na rua, a imaginar as vidas dos outros. Espírito irrequieto, a portuense saltita de emprego em emprego desde os 15 anos, quando começou a trabalhar. Fez passagens de modelo, trabalhou em lojas de roupa, em discotecas e bares, num hotel, numa companhia de seguros, numa clínica, na área têxtil, em promoção de eventos. Aos 23 anos casou-se, teve dois filhos. Tem 44 anos e em breve será avó.

Quando há coisa de ano e meio Luís Vieira Campos se cruzou com ela, Geni estava a construir uma loja de roupa no Centro Comercial de Cedofeita. O estabelecimento já fechou, mas a marca desenhada por ela continua a vender online. Será assim enquanto Eugénia Machado se sentir bem. É esse o tempo que dá aos projectos onde embarca e, por isso, quando se fala em sonhos a única resposta que lhe ocorre é “ser feliz”. “Não gosto de estar sempre a fazer o mesmo, não tenho ambição profissional de chegar a determinado sítio. Estou nas coisas enquanto sou feliz. Depois mudo.”

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Geni, 44 anos, acredita que todos têm uma história que merece ser contada DR/ Luís Vieira Campos

Com texto de Regina Guimarães e produção de Pedro Neves, Geni testa um modelo de cinéma-vérite. O cineasta entra no plano, provoca, interage. Não filma o real, mas “a realidade provocada pela presença da câmara”. O desafio de tornar um anónimo protagonista de um filme é, por si só, um convite à reflexão: o que fiz de importante na vida, o que me falta ainda fazer? Não é big brother, sublinha Luís Vieira Campos, mas a celebração de um encontro. E nisso cabe também a vida da cidade.

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