UEFA ameaça ingleses e russos com desqualificação

Se desacatos violentos entre adeptos se repetirem.

Foto
Também houve desacatos no interior do Vélodrome Valery HACHE/AFP

O comité executivo da UEFA promete mão pesada para as cenas de violência que se têm registado entre adeptos – nomeadamente em Marselha, onde ingleses e russos se envolveram numa autêntica batalha campal com desacatos antes e após o Inglaterra-Rússia do Grupo B, incluindo agressões entre adeptos nas bancadas do Estádio Vélodrome.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol europeu admite a possibilidade de desqualificar as duas selecções caso a violência entre adeptos se repita. “O comité executivo da UEFA advertiu as duas federações que – independentemente de quaisquer decisões tomadas pelos órgãos disciplinares independentes relativamente aos incidentes no interior do recinto – não irá hesitar em aplicar sanções adicionais à federação inglesa e à federação russa, incluindo a possível desqualificação da respectiva equipa nacional do torneio, caso as cenas de violência tornem a acontecer”, pode ler-se.

“Este tipo de comportamentos inaceitáveis de pseudo-adeptos das equipas de Inglaterra e da Rússia não tem lugar no futebol”, sublinha ainda a UEFA.

O comité de ética e disciplina da UEFA já abriu um inquérito disciplinar à federação russa por causa dos incidentes com adeptos no final do jogo com a Inglaterra. Na mira do organismo que gere o futebol europeu estão as “perturbações” causadas pelos adeptos russos nas bancadas, o seu “comportamento racista” e o lançamento de petardos. O caso será analisado já na próxima terça-feira.

Centenas de adeptos protagonizaram cenas de violência no centro de Marselha e também nas imediações do Estádio Vélodrome, em desacatos que fizeram vários feridos e deixaram pelo menos um adepto inglês entre a vida e a morte.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários