O futuro de Regresso ao Futuro é agora
Os anais da cultura pop registam que 21 de Outubro de 2015 é o dia em que Marty McFly e Doc Brown aterram na cidadezinha de Hill Valley, no segundo dos três filmes da série Regresso ao Futuro.
É o momento ideal para um “choque do futuro”. Vendo o que mudou nos 30 anos que decorreram desde a estreia do primeiro filme da trilogia, em 1985, e se as previsões futuristas feitas pelo realizador Robert Zemeckis (ele de Forrest Gump e The Walk – O Desafio) e pelo seu co-argumentista Bob Gale se cumpriram ou não. Não é provável que os atacadores de ténis que se atam sozinhos sejam verdade tão cedo, mas já se construiram protótipos do célebre skate voador, e a Pepsi vai lançar uma edição limitada que reproduz a garrafa futurista de refrigerante que aparece no filme.
<_o3a_p>
No essencial, 21 de Outubro vai ser o pretexto para uma enorme celebração daquela que ainda é uma das mais populares produções de Steven Spielberg, marcada por eventos especiais e projecções dos filmes um pouco por todo o mundo. Portugal não fica de fora do programa, já que o Cine-Clube do Porto exibe na Casa das Artes o primeiro dos três filmes no dia 20 e o próprio Regresso ao Futuro II, o tal em que Michael J. Fox e Christopher Lloyd viajam até 2015, no dia 21, pelo meio de uma programação dedicada às visões do futuro no cinema; por sua vez, a Universidade de Lisboa assinala o dia com a exibição do documentário Back in Time, de Jason Aran, uma investigação sobre o impacto do filme na cultura popular que acompanhará uma projecção do filme, numa sessão de entrada livre na Aula Magna. Os três filmes vão igualmente ter uma nova edição em blu-ray e DVD que anexa mais extras e a integralidade dos 26 episódios da série de desenhos animados que lhes sucedeu. <_o3a_p>
Os estúdios da Universal em Los Angeles vão receber ainda quatro dias de visitas guiadas e acontecimentos especiais que incluem a recriação de Hill Valley nas suas versões 1885, 1955, 1985 e 2015, e debates com elementos da equipa e do elenco dos três filmes; todos os lucros desta operação de marketing vão ser doados à fundação que Michael J. Fox criou para acelerar a busca de uma cura para a doença de Parkinson. O dia marca ainda a publicação de The Ultimate Visual History, um álbum de luxo sobre a rodagem da trilogia repleto de imagens de produção e esboços criativos.<_o3a_p>