Harrison Ford ferido em queda de avioneta em Los Angeles
Actor sofreu ferimentos na cabeça mas não corre risco de vida. Avião ter-se-á despenhado após falha no motor.
De acordo com informações preliminares, Harrison Ford, de 72 anos, teve que pedir para fazer uma aterragem de emergência no campo de golfe de Venice, na zona Oeste de Los Angeles, devido a uma falha no motor do aparelho pouco depois de descolar do aeroporto de Santa Mónica, nas proximidades.
Uma testemunha ocular no local disse entretanto à ABC News que, "olhando para onde ele se despenhou e como o avião caiu", ele "arriscou o corpo e a vida por o aterrar no campo de golfe em vez de tentar continuar e regressar ao aeroporto. Mais uns 20 ou 30 metros e... nem quero pensar no que poderia ter sido. Ele salvou várias vidas", disse Eddie Aguglia, de 47 anos.
Entretanto, o filho do actor tinha já dado conta do estado de saúde de Ford. "No hospital. O pai está bem. Ferido, mas ok! Continua a ser o mesmo homem que imaginamos. Ele é incrivelmente forte", escreveu o seu filho Ben no Twitter depois de visitá-lo no hospital.
Ford, um piloto experiente, era a única pessoa a bordo do pequeno avião, um Ryan PT-22 Recruit de dois lugares construído em 1942.
Um porta-voz dos bombeiros de Los Angeles, Patrick Butler, que esteve no local do acidente, descreveu à AFP os ferimentos do actor como "leves a moderados" e disse que Ford “deixou o local consciente e a respirar". Butler acrescentou que o avião embateu numa árvore antes de cair no solo. O National Transportation Safety Board e a Federal Aviation Administration já anunciaram a abertura de uma investigação conjunta às causas do acidente.
O protagonista de filmes como Indiana Jones, O Fugitivo ou A Testemunha terminou recentemente a rodagem do sétimo filme da saga Guerra das Estrelas - The Force Awakens e soube-se há poucas semanas que voltará a ser o agente policial Rick Deckard na sequela de Blade Runner. Em Junho último, Ford partiu uma perna durante as filmagens de Guerra das Estrelas Episódio VII: O Despertar da Força, nos Estúdios Pinewood, nos arredores de Londres.
O actor explicou numa entrevista à revista Playboy em 2002 que voa cerca de 225 a 250 horas por ano e que o que mais o apaixona na experiência de pilotagem é “o anonimato. Não sou o Harrison Ford, sou o [nome de código] November 1128 Sierra”. A sua experiência no ar faz-se também de outros acidentes – em 1999 fez também uma aterragem forçada com um helicóptero, não tendo sofrido ferimentos, e em 2000 o seu avião de seis lugares fez também uma aterragem de emergência.