EDP vende activos de gás em Espanha por 186 milhões de euros

Empresa espera mais-valia total de 83 milhões com vendas de activos à Redexis Gas.

Foto
Medida do Bloco e do PS prevê que custos dos produtores de electricidade com a tarifa social chegue a 100 milhões de euros Filipe Arruda

A EDP anunciou nesta sexta-feira que vendeu activos de gás em Espanha à Redexis Gas, empresa detida pela Goldman Sachs, por 186 milhões de euros. O negócio gerou uma mais-valia de 78 milhões.

Esta operação já tinha sido anunciada pela EDP em Dezembro. Em causa estão activos de distribuição de gás da subsidiária espanhola Naturgas nas regiões espanholas de Murcia, Extremadura e Gerona. O perímetro da transacção inclui aproximadamente 117 mil pontos de conexão de gás, precisou a EDP na nota que enviou há mês e meio à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No comunicado divulgado nesta sexta-feira, a EDP esclarece que há ainda um conjunto de activos cuja venda está a aguardar as devidas aprovações regulatórias. Por estes, a empresa liderada por António Mexia conta receber 51 milhões de euros ainda no decurso do primeiro semestre. Neste caso, a mais-valia esperada é de cerca de cinco milhões de euros.

A EDP também anunciou que a agência de notação financeira Standard & Poor’s manteve os ratings de longo prazo (BB+) e de curto prazo (B) da empresa, mas reviu o Outlook (perspectiva de evolução de estável para positivo.

Segundo a EDP, esta melhoria do Outlook reflecte a expectativa da S&P de que o perfil de risco financeiro da empresa “irá melhorar significativamente nos próximos dois anos”.

A S&P antecipa que “a dívida da EDP continuará a diminuir gradualmente, enquanto os seus rácios de crédito irão continuar a reforçar lentamente, suportados por vendas adicionais de activos, operações de securitização do défice tarifário, e cortes no investimento operacional”, lê-se no comunicado.

 

Sugerir correcção
Comentar