Soares almoça com Seguro no Palácio Praia para comemorar os 40 anos do PS
Jantar em Coimbra encerra comemorações socialistas.
A 19 de Abril de 1973, na cidade alemã de Bad Munstereifel, militantes da Acção Socialista Portuguesa (ASP) vindos de Portugal e de vários núcleos no estrangeiro reuniram-se para transformar a ASP. Nascia o PS, com 20 votos a favor e sete contra. Eram 18h e o nascimento do novo partido foi aplaudido de pé.
"Ponderando os superiores interesses da Pátria, a actual estrutura e dimensão do movimento, as exigências concretas do presente e a necessidade de dinamizar os militantes para as grandes tarefas do futuro, deliberou transformar a ASP em Partido Socialista", conta a acta do encontro de Bad Munstereifel.
A Declaração de Princípios e Programa do PS são aprovados em Agosto de 1973. Nos textos faz-se a defesa do socialismo em liberdade e traça-se como objectivo último uma sociedade sem classes e o marxismo era aceite como inspiração teórica predominante.
Já a lista de fundadores foi elaborada em 1977 por Manuel Tito de Morais e Catanho de Menezes. Foram-lhe posteriormente acrescentados alguns nomes de militantes que entretanto haviam saído do PS. Todos eles figuram hoje na lápide colocada à entrada da Sede Nacional do PS e inaugurada no 25º aniversário da fundação do Partido.
O PS venceu as primeiras para a Assembleia da República, em 1976 com 38,4% dos votos e até hoje já teve três primeiros-ministros (Mário Soares, António Guterres e José Sócrates) e elegeu dois presidentes da República (Mário Soares e Jorge Sampaio).
Nesta quinta-feira, além do almoço de Soares com Seguro e do jantar em Coimbra, as portas da Sede Nacional estarão abertas entre as 15h e as 18h para quem quiser visitar as salas e os gabinetes onde se fez muita da história do PS. Uma iniciativa que contará com a presença de António José Seguro.