Complexo Desportivo da Lapa entregue à Câmara de Lisboa

Foto
O Orçamento Participativo pretende envolver os lisboetas no projecto urbano. Foto: Pedro Cunha

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anunciou ontem que o Governo vai passar o Complexo Desportivo da Lapa para o município. A transferência acontece sexta-feira, dia em que a autarquia assina também um protocolo para construir no Martim Moniz o novo centro de saúde da Baixa-Mouraria.

O Complexo Desportivo da Lapa estava na posse da Estamo (detida pela empresa Parpública) desde 2007. Agora, caberá ao Instituto Superior de Economia e Gestão gerir o equipamento, que será aberto a toda a comunidade.

Aquele espaço irá alojar a Hemeroteca, que actualmente se encontra num edifício no Bairro Alto, e uma biblioteca de bairro.

Segundo António Costa, a Empresa Pública de Urbanização de Lisboa (EPUL) vai amanhã assinar contrato com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, na presença do ministro da Saúde, para depois poder avançar com a construção do centro de saúde no Martim Moniz.

"É muito importante para a população da zona central da cidade e o ministro irá também anunciar o calendário relativamente a outras aberturas de instalações similares para as quais a câmara cedeu sete terrenos, um dos quais no Bairro da Boavista, cujo equipamento está pronto há meses, mas ainda não aberto à população", disse o autarca socialista.

O centro de saúde estava previsto com as obras do empreendimento habitacional do Martim Moniz, a cargo da EPUL, e previa a capacidade para 18.000 utentes.

Os restantes seis centros de saúde previstos ficarão localizados no Alto do Lumiar, Santa Maria de Belém, Benfica (Rodrigues Migueis e Bairro da Boavista), Carnide e Campolide. No total, serão abrangidas 102 mil pessoas, segundo dados da autarquia.

Notícia actualizada às 11h20:

acrescenta último parágrafo

Sugerir correcção
Comentar