Abertura de concurso para bolsas de doutoramento adiada duas semanas

Foto
A ABIC teme que diminuição do período de candidaturas prejudique no desenvolvimento dos projectos João Henriques/arquivo

A nova data foi publicada esta segunda-feira no site da FCT, a dois dias da data original para a abertura do concurso – na quarta-feira. A alteração foi confirmada pelo PÚBLICO, junto de fonte do gabinete de comunicação do Ministério da Educação e Ciência. O início das bolsas referentes a este concurso não é afectado: mantém-se a 1 de Janeiro de 2013.

Com nova direcção, a FCT está a rever os regulamentos para a atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Ainda não se conhecem guião ou painéis de avaliação para o concurso, o que pode explicar a alteração de última hora, uma vez que a própria FCT sublinha que “regulamentos e editais de todos os concursos serão publicados com uma antecedência mínima de duas semanas em relação à data de início das candidaturas”.

Esta mudança faz diferença? “Certamente faz”, responde a presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), Ana Teresa Pereira, ao PÚBLICO. “Os candidatos vão ter menos tempo para escrever o seu projecto científico. As candidaturas às bolsas de doutoramento não são apenas candidaturas, é preciso desenvolver um projecto científico.”

A presidente da ABIC considera que, com menos tempo para consultar os regulamentos, desenvolver um projecto e planear os quatro anos de investigação que duram as bolsas de doutoramento, o processo é dificultado para os candidatos.

Sugerir correcção
Comentar