Taxa de desemprego jovem dispara para 35,4%

Foto
Foto: Paulo Pimenta (arquivo)

O desemprego não poupou ninguém, mas os jovens foram os principais atingidos. No final do ano passado, mais de um em cada três jovens estavam desempregados.

O inquérito ao emprego hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística mostra que o desemprego entre os que têm 15 a 24 anos está a adquirir contornos preocupantes. A taxa de 35,4% apurada para o quarto trimestre de 2011 é mais do dobro da média nacional de 14%.

Além disso, revela um aumento consistente desde o segundo trimestre do ano, quando a taxa de desemprego jovem atingiu os 27%, passando no trimestre seguinte para os 30%.

Ao todo, são mais de 156 mil os jovens que não conseguem entrar no mercado de trabalho.

O problema torna-se mais expressivo se a estes somarmos os desempregados que têm entre 25 e 34 anos e que totalizavam, no final do ano, 217,4 mil. Nesta faixa etária, a taxa de desemprego também está acima da média e atinge 15,8% da população activa nesta faixa etária.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, está preocupado com o problema do desemprego jovem e no final de Janeiro enviou uma carta a Pedro Passos Coelho e a outros chefes de governo da União Europeia sugerindo um plano de ataque ao problema.

Sugerir correcção
Comentar