Jerónimo de Sousa classifica como “extrapolações inaceitáveis” reacções a artigo do “Avante!”

Foto
“Os comunistas, tal como o povo judeu, pagaram bem caro a barbárie nazi”, lembrou o líder do PCP Foto: Nuno Ferreira Santos

O secretário-geral do PCP manifestou nesta quinta-feira a sua “indignação” por aquilo que classificou como “extrapolações” feitas a partir de um texto de opinião publicado na última edição do “Avante!”.

Jerónimo de Sousa contestou as reacções ao texto de Jorge Messias, rejeitando que “se façam extrapolações inaceitáveis, particularmente qualquer comparação com o papel de Hitler no Holocausto”: “Os comunistas, tal como o povo judeu, pagaram bem caro a barbárie nazi”, afirmou o líder comunista durante uma entrevista realizada hoje e que deverá ser publicada no próximo domingo.

O secretário-geral do PCP assinalou ainda que as críticas feitas no artigo não eram dirigidas ao povo israelita: “Não confundam sionismo – com tudo aquilo que pratica – com o povo de Israel. Confundir sionismo com o povo de Israel é um erro de fundo. Hoje, o governo sionista de Israel tem um comportamento de terrorismo de Estado em relação à Palestina. Isso não invalida a nossa identificação e solidariedade, tanto com o povo palestiniano como com o povo de Israel.”

O PÚBLICO noticiou na quarta-feira a publicação de um artigo de opinião que citava os “Protocolos dos Sábios de Sião” e onde se identificava uma teoria conspirativa de um “governo mundial oculto” tutelado por “sionistas, o Vaticano e a Maçonaria”.

O escritor Richard Zimmler criticou o texto por permitir a divulgação de “mentiras de uma falsificação anti-semita e repugnante.”

Sugerir correcção
Comentar