Metro de Lisboa garante que infiltrações no Terreiro do Paço estão controladas

Foto
Estação do Terreiro do Paço foi inaugurada há três anos e meio Catarina Oliveira Alves/Arquivo

O Metropolitano de Lisboa diz que a zona do túnel da estação do Terreiro do Paço está a ser “monitorizada em permanência” e assegura que “não estão em causa quaisquer situações que possam colocar em risco a estrutura da estação” e a segurança para os utilizadores do metro.

A empresa reage assim à notícia difundida esta sexta-feira pela SIC, segundo a qual a estação do Terreiro do Paço apresenta fissuras e está a sofrer infiltrações. No local, é visível água e lodo pelo chão, junto às paredes do túnel que dá acesso ao Cais das Colunas.

Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa sublinha que a situação relatada está “perfeitamente identificada e controlada” e que é “perfeitamente usual, integrando-se na actividade corrente de manutenção/conservação”. Além disso, frisa que a entrada de água “de forma controlada e como se tem verificado, sempre foi admitida desde a fase do projecto, sendo a sua retirada por bombagem a metodologia adequada e validada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil”.

A SIC falou com um engenheiro civil que conhece a obra e que se mostrou preocupado com a situação, embora afaste a existência de um perigo imediato. Na peça difundida, o especialista admite que caso os danos não sejam resolvidos de imediato podem reduzir o tempo de vida da estação.

Na nota, a empresa acrescenta que está a desenvolver “um conjunto de medidas a implementar a curto prazo com vista à minimização do aparecimento da água na estação” e que vai adquirir equipamento de reforço à bombagem.

Sugerir correcção
Comentar