Capital Europeia da Cultura recomendada para prémio Melina Mercouri

Foto
A Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 foi recomendada para receber o Prémio Melina Mercouri Adriano Miranda

A recomendação foi feita pelo Painel de Acompanhamento e Monitorização das Cidades Capitais Europeias da Cultura em 2012.

O anúncio da distinção foi feito por comunicado enviado hoje à Agência Lusa pela Fundação Cidade de Guimarães, entidade organizadora da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães 2012.

Segundo a Fundação, o júri, composto por sete elementos nomeados pela Comissão Europeia, Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Comité das Regiões, destacou o “esforço organizativo realizado pela equipa da Guimarães 2012”.

Além disso, o painel sublinhou “os consideráveis avanços verificados no Programa Cultural, em particular o elevado grau de detalhe apresentado”, esclarece a Fundação.

A “estratégia de envolvimento e de uma procura efectiva de legado pós 2012” foram factores que também mereceram destaque, informa a Guimarães 2012.

O comunicado destaca ainda que a recomendação para o Prémio Melina Mercouri “atesta o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Comissão Europeia no que diz respeito ao envolvimento dos cidadãos e ainda à sustentabilidade que advém de se integrar numa estratégia de médio e longo prazo para a cidade”.

No entanto, a recomendação do Painel tem ainda que ser confirmada, o que “acontecerá em Setembro”.

Com um valor de um milhão e quinhentos mil euros o Prémio Melina Mercouri tem o nome da ministra da Cultura Grega que em 1985 propôs o lançamento do projecto Capital Europeia da Cultura aos Estados membros da, na altura, Comunidade Económica Europeia.