Debates na TV para as legislativas vão seguir modelo de 2009

Foto
Já há 10 debates programados, cada um com apenas dois candidatos Nuno Ferreira Santos

Só estão incluídos, mais uma vez, os partidos com assento parlamentar. Partidos políticos e estações já ultimam detalhes.

Os debates televisivos no âmbito das eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho vão seguir o modelo das legislativas de Setembro de 2009 e só voltarão a estar frente a frente na televisão os partidos com assento parlamentar.

As primeiras reuniões das estações de televisão com os partidos e também as primeiras trocas de impressões entre os responsáveis dos vários canais decorreram na quinta-feira e ontem. Ao que o PÚBLICO apurou, ficou decidido que se privilegiaria de novo o frente-a-frente entre dois candidatos de cada vez, com dez debates programados, que serão emitidos entre a RTP, SIC e TVI. Isto, apesar de a SIC ter mostrado a intenção de inovar no modelo, tendo chegado Luís Marques, director-geral da estação, a sugerir a participação de público.

Até segunda-feira, cada estação ficou de apresentar a sua proposta que depois será discutida em conjunto.

O acordo final é esperado já no início da próxima semana. A campanha eleitoral arrancará no dia 20 de Maio.

Sobre o espaço onde se vão realizar esses debates - se em terreno neutro, como ocorreu em 2009, nos estúdios da Valentim de Carvalho, se em cada uma das estações - nada ainda foi acordado.

Nas últimas legislativas, Sócrates e Jerónimo de Sousa inauguraram os debates, com transmissão na RTP, e foi também um debate com Sócrates frente a Manuela Ferreira Leite, que encerrou o ciclo, dessa feita com transmissão na SIC. Ocorreram oito debates.

Sugerir correcção
Comentar