Motorola ataca Apple com anúncio inspirado em George Orwell

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Uma imagem do anúncio da Motorola

Num dos intervalos da final da liga de futebol americano – a famosa Super Bowl, que é muito conhecida pelos anúncios publicitários nos intervalos do jogo – a Motorola exibiu uma publicidade ao tablet Xoom. O vídeo é inspirado no anúncio da Apple na Super Bowl de 1984, por sua vez baseado no livro de George Orwell.

O vídeo da Motorola mostra um jovem num ambiente urbano a caminho do trabalho, rodeado de pessoas todas vestidas com a mesma roupa branca e com auscultadores brancos no ouvido (o branco é muito usado nos produtos da Apple). Para que a referência não passe despercebida, enquanto espera pelo metro, o jovem lê, no Xoom, o livro 1984, a distopia futurista de George Orwell, na qual as pessoas são controladas pelo Big Brother.

Foi precisamente este livro que inspirou o anúncio que a Apple fez em 1984 para promover o primeiro computador Macintosh. O vídeo foi dirigido por Ridley Scott e é um dos mais icónicos da história da publicidade televisiva.

O anúncio da Apple mostra uma série de pessoas, com uniformes iguais, que marcham para uma sala onde se sentam a olhar para um enorme ecrã com o rosto de um um big brother. Uma mulher consegue entrar na sala a correr e quebra o ecrã com um grande martelo. Na altura, a maioria das pessoas acabou por associar o big brother do anúncio à Microsoft, embora o alvo fosse a IBM.

A mensagem que a Motorola que passar é clara: o mercado dos tablets é dominado pelo iPad, mas chegou um concorrente.

O Xoom está equipado com a versão 3.0 do Android, a primeira a ter sido desenvolvida especificamente para tablets.

Ainda não há informação oficial, mas o conhecido blogue de tecnologia Engadget publicou a imagem de um panfleto de uma cadeia americana onde o aparelho surge com um preço de 800 dólares – bem acima do valor do modelo mais barato do iPad, que ronda os 500 euros.

Os dois anúncios
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