Quase cinquenta mil portugueses candidataram-se aos Censos 2011
No período entre 3 e 31 de Janeiro, 49.300 pessoas candidataram-se no site do INE às 23 mil vagas abertas para a função de recenseador nos Censos 2011. A quantidade de candidatos ultrapassou largamente as expectativas e necessidades da instituição.
Segundo dados divulgados pelo INE, a idade média dos candidatos é 30 anos. Mais de metade (60 por cento) são mulheres.
Relativamente às habilitações académicas dos candidatos, 44 por cento têm o 12º ano de escolaridade, 34 por cento são licenciados ou encontram-se a frequentar a licenciatura e 11 por cento têm o 9º ano. O INE revela também que cerca de um terço dos candidatos estão desempregados.
Com o fim do prazo para a apresentação de candidaturas, inicia-se agora o processo de selecção local dos recenseadores, que vai decorrer durante todo o mês de Fevereiro.
O recrutamento terá duas fases: num primeiro momento, ocorrerá uma pré-selecção dos candidatos que irão participar numa sessão informativa de dois dias, a realizar na segunda quinzena de Fevereiro. A selecção dos participantes é feita com base na ponderação de características relacionadas com as suas habilitações literárias, conhecimentos de informática, disponibilidade de tempo e experiência na recolha de dados.
O objectivo desta sessão informativa é prestar esclarecimentos sobre o exercício das funções de um recenseador, que incluem a distribuição e recolha de questionários, o apoio à população no preenchimento dos mesmos e a georreferenciação dos edifícios da sua área de trabalho. Posteriormente, será feita uma avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos candidatos ao longo da formação, escolhendo-se então os melhores.
A realização dos Censos 2011 inicia-se a 7 de Março, com a distribuição dos questionários à população, e os resultados preliminares serão conhecidos em Julho. A grande novidade dos censos deste ano é a possibilidade de responder aos inquéritos através da Internet (no site censos2011.ine.pt).