SATA cancela todos os voos programados para hoje e amanhã de manhã nos Açores

Foto
A Sata cancelou hoje 30 voos nos Açores e 21 para e do exterior PÚBLICO (arquivo)

As ligações aéreas entre as ilhas açorianas e destas com o exterior da região estão provisoriamente cortadas devido à nuvem de cinzas proveniente do vulcão islandês. Até agora, mais de 3500 pessoas já foram deixadas em terra.

A SATA anunciou que vai cancelar todos os voos previstos para hoje e para amanhã de manhã nos Açores. “Uma vez que a nuvem de cinzas continua a cobrir todo o arquipélago e a impedir a realização da operação de aeronaves, a prestação de serviços de controle de tráfego aéreo encontra-se suspensa para todos os aeroportos regionais”, informou a Nav Portugal, que faz a gestão do tráfego aéreo no território nacional.

Durante o dia de hoje, a SATA cancelou 30 voos nos Açores e outros 21, que efectuavam ligações de e para o exterior do arquipélago, afectando um total de 3543 passageiros (959 e 2586, respectivamente).

A Nav esclareceu ainda que, para o período até às seis horas de amanhã, “a nuvem de cinzas mantém o movimento de alastramento gradual para Sul, pelo que se mantém a contaminação de uma parte significativa da região de informação de voo de Santa Maria”. Isso significa que apenas está a ser possível sobrevoar a região numa pequena faixa com largura de 100 milhas na parte sudeste da zona de controlo localizada na ilha de Santa Maria.

Via marítima é a única alternativa para deslocações entre ilhas

Em comunicado, a companhia de aviação açoriana afirma que é previsível que os constrangimentos se agravem nos próximos dias devido à "incerteza" quanto à realização dos voos. Recomenda, por isso, aos passageiros que optem por uma alternativa de transporte, nomeadamente o navio "Express Santorini", da Atlânticoline, que efectua as ligações inter-ilhas.

De momento, a via marítima é o único meio que resta para as deslocações dentro da região dos Açores, pois mantêm-se a operar os navios que asseguram, desde o passado dia 1 de Maio, as ligações regulares entre as diversas ilhas do arquipélago. Para os milhares de açorianos que se deslocaram este fim-de-semana a Ponta Delgada (S. Miguel) para participar nas tradicionais festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, esta será a única via possível de regresso a suas casas, caso se prolongue o actual estado de interrupção de circulação aérea.

Novas informações serão prestadas pela transportadora aérea amanhã, pelas 12h.

Sugerir correcção
Comentar