Donativos deverão pagar por inteiro missa papal em Lisboa

Foto
Nos percursos por Lisboa, Bento XVI vai deslocar-se no "papamóvel" Alessandro Bianchi/Reuters

A missa que será celebrada pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 11 de Maio, tem um custo estimado em 200 mil euros mas deverá "chegar a um custo zero", devido aos donativos de particulares e empresas.

"Houve um conjunto significativo de donativos de pessoas individuais e de empresas", afirmou, em conferência de imprensa, o padre Mário Rui Pedras, da comissão organizadora da missa papal em Lisboa. Com a verba reunida no peditório que ocorrerá na própria missa do Terreiro do Paço, a organização pensa "chegar a um custo zero" de "toda a operação". "Muitos donativos têm sido feitos em géneros ou em recursos", acrescentou Mário Rui Pedras.

Ainda de acordo com a comissão organizadora, no próximo dia 11 de Maio perto de 80 mil pessoas conseguirão lugar no Terreiro do Paço para assistir à missa celebrada pelo Sumo Pontífice. No entanto, a organização estima que espalhadas pelas imediações e nos percursos feitos por Bento XVI são esperadas 160 mil pessoas.

Os que não conseguirem assistir de perto à missa, poderão fazê-lo através de seis ecrãs gigantes: três no Terreiro do Paço, um na Avenida Infante Santo, um na Praça do Município e outro debaixo do arco da Rua Augusta. Nas ruas da Prata e do Ouro serão instalados equipamentos de som.

Segurança sob segredo

Quanto à segurança que envolverá a visita de Bento XVI a Lisboa, o padre Mário Rui Pedras pouco adiantou, indicando apenas que não haverá revista das pessoas que assistirão à missa. "No dia da missa estarão no terreno mais de três mil voluntários, sobretudo jovens. Dois mil já se encontram inscritos", acrescentou.

Por outro lado, foram revelados os percursos que o Papa irá percorrer na sua passagem por Lisboa. Assim, à chegada Bento XVI parte do aeroporto da Portela no "papamóvel" rumo à Nunciatura Apostólica, onde pernoitará, passando pela Alameda das Comunidades Portuguesas, Rotunda do Relógio, Avenida Gago Coutinho, Avenida dos Estados Unidos da América, Entrecampos, Avenida da República, Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Mello, Rua Latino Coelho e Avenida Luís Bívar.

Depois, o Papa seguirá em viatura fechada para Belém, onde, frente ao Mosteiro dos Jerónimos recebe as honras militares devidas aos chefes de Estado, e com o cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, fará uma visita ao mosteiro, de onde seguirá para a recepção oficial do Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

Antes da missa no Terreiro do Paço, Bento XVI viajará de "papamóvel" entre a Nunciatura Apostólica, na Avenida Luís Bívar, e a Praça do Comércio, estando visível em todo o percurso.

Num tempo estimado de meia hora, percorrerá, assim, a partir das 17h30, a Avenida Luís Bívar, Rua Pinheiro Chagas, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Restauradores, Rossio, Rua do Ouro, Rua do Comércio, praça do Município e Rua do Arsenal, até ao Terreiro do Paço. Após a missa, regressa igualmente de "papa móvel" à Luís Bívar.

Sugerir correcção
Comentar