Sindicato dos Jornalistas contra privatização da RTP

O Sindicato dos Jornalistas manifestou-se hoje frontalmente contra uma eventual privatização da RTP e avisou que “dará uma luta sem tréguas” contra tal pretensão do Governo.

Em comunicado, aquela estrutural sindical considerou “extremamente grave e preocupante que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, não tenha rejeitado liminarmente a eventual privatização da RTP”, quando foi questionado ontem sobre o assunto na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, durante o debate sobre o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Na comissão, o ministro respondeu aos deputados que a RTP não está na lista de pretensas privatizações incluída no PEC devido ao facto de ter “um desequilíbrio financeiro significativo que recomenda um trabalho aturado e prolongado de saneamento e de reequilíbrio financeiro da empresa antes de, eventualmente, se pôr qualquer cenário dessa natureza”.

Esta resposta, diz o Sindicato dos Jornalistas, “deixa implícito que o Governo não tem objecções de fundo à privatização da RTP e que a questão se reduz ao valor mais ou menos atraente que a estação possa vir a ter no mercado”.

A estrutura sindical realça que tal postura “é completamente inadmissível”, sobretudo por estar em causa “uma empresa estratégica num sector particularmente sensível como é o da informação”, e que está incumbida de uma missão de “serviço público de rádio e de televisão, constitucionalmente consagrado”. E afirma que o facto de o ministro dos Assuntos Parlamentares ter hoje desmentido tal intenção na comissão parlamentar de Ética não é suficiente para assegurar que o grupo audiovisual estatal não será vendido a privados. Por isso, o sindicato vai pedir uma reunião a Jorge Lacão.

Sugerir correcção
Comentar