Pordata permite o acesso fácil a dados sobre Portugal

Foto
Este é um projecto liderado pelo investigador António Barreto Nuno Ferreira Santos

A Fundação Francisco Manuel dos Santos lança hoje a primeira fase de um projecto que permitirá o acesso facilitado, "em um ou dois cliques", a estatísticas sobre os contextos políticos, sociais e culturais de Portugal dos últimos 50 anos. A Pordata, uma base de dados que constitui o projecto liderado pelo investigador António Barreto, foi considerada pelo próprio como uma forma útil de congregar dados que se relacionem entre si, mas que são provenientes de fontes que os tratam de uma "maneira" dispersa.

Segundo António Barreto, "o desígnio [do projecto] é a ideia de que informação rigorosa é uma fonte de liberdade de escolha e liberdade dos cidadãos", o que concretiza o aspecto pretendido da capacidade de formulação de "ideias" através das estatísticas divulgadas no portal do projecto.

Esta iniciativa decorrerá em três fases fundamentais identificadas pelo investigador. A primeira, apresentada hoje, tem como objectivo a divulgação de dados, sobre Portugal, úteis para um público principalmente estudantil, do ensino secundário e universitário, professores e investigadores, mas também jornalistas, aparelhos administrativos e "todos os que precisem de dados"; a segunda fase decorrerá alguns meses após e debruça-se na divulgação de dados de Portugal em comparação com países europeus; a terceira fase tratará de disponibilizar dados referentes a municípios e regiões nacionais.

"A maior parte da informação vem do Instituto Nacional de Estatística", refere António Barreto. Apesar disso são "40 instituições ao todo" que proporcionam fontes estatísticas à Pordata, sendo que "para a educação, justiça e saúde, [os dados] vêm dos ministérios" ou, por exemplo, do Banco de Portugal; "para o comércio externo e dados de emprego [vêm] do Instituto de Gestão", entre outras possibilidades.

"Não sou obcecado com estatísticas, cada um deve ter uma ideia", justifica António Barreto a propósito do projecto que deverá produzir iniciativas como livros e ensaios para "estimular ideias". O projecto, fruto de "seis meses de trabalho" na sua concepção, pode ser acedido gratuitamente através do sitepordata.pt.

Sugerir correcção
Comentar