Aeroporto de Beja só em Setembro de 2010
A deputada Catarina Mendes associou mais um adiamento no conturbado projecto aeroportuário, que iniciou a sua construção em Março de 2007, ao “ processo de certificação” da infraestrutura. O presidente da ANA – Aeroportos de Portugal António Guilhermino Rodrigues reforçaria este ponto de vista acrescentando que estão a ser realizadas negociações com o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e a Força Aérea Portuguesa, para determinar quais “as adaptações a fazer para a utilização civil do aeroporto”.Para além dos aspectos de natureza processual, subsiste outro factor que está a protelar o arranque do aeroporto de Beja: “A crise mundial que se vive e as consequências que a mesma tem tido nos três eixos de desenvolvimento previstos para o mesmo” realçou Ana Vitorino, referindo-se à componente turística potenciada por Alqueva – até ao momento não arrancou um único dos vários projectos previstos para a área envolvente da albufeira – a produção de produtos agrícolas frescos e a instalação de infraestruras de manutenção de aeronaves – onde também não são conhecidos quaisquer empreendimentos, nem de operadores interessados a utilizar o aeroporto de Beja.
A Ryanair empresa que opera na área de “low-cost” e da qual chegaram a circular informações que davam conta do seu interesse em instalar-se na capital baixo alentejana, está apostada em instalar-se no aeroporto de Badajoz, apesar das dificuldades de entendimento com a Junta Regional da Extremadura. A empresa irlandesa admite que com quatro voos semanais para cidades europeias, poderiam entrar, ao longo do ano, mais de 250.000 passageiros na província espanhola que faz fronteira com o Alentejo e até onde se estende a albufeira de Alqueva.
Com a promessa de abertura para Setembro de 2010, ultrapassa a dezena de vezes que foram anunciadas datas para a entrada em funcionamento do terminal civil que ainda está em obras e que vai utilizar as pistas da Base Aérea nº 11.