Descubra e atinja o seu "Peso Certo" com a ajuda de um novo site

Foto
A obesidade é um problema que afecta mais de 50 por cento da população portuguesa Carla Carvalho Tomás (arquivo)

Acabaram-se as desculpas para quem tem excesso de peso. Nasceu hoje o site “Peso Certo – Menos Peso, Mais Saúde”, um projecto do Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Obesidade (NEDO), cujo principal objectivo é dar-lhe informações e dicas para que entre na linha e diga adeus as várias patologias associadas à obesidade.

Além de vários artigos escritos por especialistas sobre a importância do tratamento, triagem e avaliação clínica da obesidade e dos perigos se algumas doenças que muitas vezes a acompanham (como a diabetes, hipertensão e colesterol alto), a plataforma tem também uma área privada e à qual o utilizador só pode aceder mediante um registo, explicou ao PÚBLICO Alberto Galvão-Teles, director do NEDO e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

Neste espaço, é dada a possibilidade a cada pessoa de inscrever e ir actualizando a sua altura, peso e perímetro abdominal (um dos valores que mais relação tem com as doenças cardiovasculares) e de ficar a perceber se está ou não longe do seu peso ideal e qual é o seu Índice de Massa Corporal. O visitante é, ainda, convidado a medir a sua tensão arterial, glicemia em jejum e colesterol – o que pode ser feito em muitas farmácias com resultados na hora.

“A alteração do estilo de vida pode modificar todos estes parâmetros e deixar os fármacos para segundo plano, pelo que dedicamos muitos artigos aos alimentos e damos dicas, por exemplo, sobre pequenos-almoços e almoços”, sintetizou Galvão-Teles.

O site disponibiliza, por isso, várias sugestões sobre uma alimentação saudável e um plano de exercício físico mensal, para tentar sensibilizar as pessoas para um problema que afecta mais de 50 por cento da população portuguesa, segundo dados da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. Além disso, há várias informações sobre os nutrientes que nos chegam das diferentes áreas da roda dos alimentos para que se perceba porque precisa o corpo deles e onde os pode ir buscar.

O Peso Certo será actualizado regularmente com notícias relacionadas com o tema e oferece a possibilidade de fazer comentários ou deixar perguntas que, consoante o assunto, serão respondidas por especialistas de diferentes áreas.

Sugerir correcção
Comentar