Concessão do aeroporto de Beja fica nas mãos da ANA

A gestão do aeroporto de Beja vai ficar nas mãos da ANA-Aeroportos de Portugal, confirmou hoje o ministro Mário Lino, durante uma audição na Comissão Parlamentar das Obras Públicas e Transportes.

"O aeroporto de Beja vai ser concessionado pela ANA", disse o ministro das Obras Públicas e Transportes aos jornalistas, já à saída da comissão e depois de ter referido que a forma de rentabilizar aquela infra-estrutura é um assunto que neste momento preocupa o Governo.

O presidente da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB), José Queiroz, já tinha indicado, no final de 2009, que a maioria do capital da sociedade a que preside iria passar a ser propriedade da ANA, gestora dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro e de outros quatro nos Açores.

A adaptação da base aérea militar de Beja para utilização por aeronaves civis deve ficar pronta no final de Julho, mas a data de assinatura do contrato de concessão continua por conhecer.

Hoje, o ministro reiterou a intenção de lançar o concurso para a privatização da ANA antes do final deste primeiro semestre, incluindo a definição de quais os activos e aeroportos que permanecem nas mãos do Estado e qual a percentagem da empresa que será vendida.

Sugerir correcção
Comentar