Monteiro deixa liderança da Nova Democracia para se candidatar às legislativas por Braga

Foto
O político defende círculos uninominais Paulo Ricca (arquivo)

Manuel Monteiro vai abandonar a liderança do Partido da Nova Democracia para se candidatar às legislativas por Braga. O político anunciou que primeiro quer recolher 22 mil assinaturas.

"Tenho um objectivo político que passa pela candidatura às legislativas pelo círculo de Braga. Esse objectivo não é compatível com as obrigações normais de um líder de um partido. O meu país neste momento é Braga", afirmou Manuel Monteiro.

A demissão de Manuel Monteiro da liderança do PND, será formalizada na reunião do Conselho Geral do partido no próximo dia 15 em Santa Maria da Feira, devendo aquele órgão encontrar uma solução para a presidência da Nova Democracia.

"Penso que o Conselho Geral terá as condições estatutárias para fazer a substituição", disse. Monteiro reiterou hoje que só se candidata às legislativas pelo círculo de Braga se conseguir reunir 22 mil assinaturas, um objectivo simbólico que representa o número de votos que elegem um deputado por aquele distrito.

"Se eu conseguir as 22 mil assinaturas, venci as "primárias". Se não as conseguir não me candidato", afirmou, adiantando que até ao momento reuniu cerca de oito mil.

Trata-se de "uma afirmação política do sistema eleitoral que eu quero para o meu país, a eleição por círculos uninominais em que os deputados têm um rosto e respondem pelo círculo que os elegeu", disse.

Monteiro adiantou que o movimento será formalizado e terá a sua primeira iniciativa pública quinta-feira, um debate com o músico Pedro Abrunhosa e o empresário Manuel Serrão sobre "o que leva os cidadãos a afastarem-se da política".

Sugerir correcção
Comentar