Santiago do Cacém: Acidente no Badoca Park provoca 19 feridos

Foto
Já tinha havido um acidente do mesmo género no Badoca Park em 2002 Pedro Cunha

Um acidente ocorrido hoje no Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, provocou um total de 19 feridos ligeiros, todos adultos e maioritariamente utentes de uma Cerci do concelho de Vila Franca de Xira, revelaram as autoridades.

nicialmente, quando os feridos ainda estavam a ser socorridos e transportados para o Hospital do Litoral Alentejano (HLA), o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal contabilizou apenas 15 pessoas com ferimentos.

Contudo, depois da ocorrência fechar, Pedro Coelho dos Santos, porta-voz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), disse à Lusa que os bombeiros transportaram "18 feridos" e "uma outra senhora, grávida, que não tinha querido receber assistência, acabou por ir ao hospital pelos seus próprios meios".

Sem precisar a idade das vítimas, o porta-voz do INEM explicou tratarem-se de adultos e, na sua maioria, "cidadãos com necessidades especiais".

O comandante dos bombeiros de Vila Nova de Santo André, Alberto Trigo, que apenas contabilizou "16 feridos", acrescentou que os visitantes do Badoca que sofreram ferimentos no acidente são "utentes de uma Cerci" do concelho de Vila Franca de Xira.

O comandante confirmou ainda a informação já adiantada à Lusa pelo CDOS de Setúbal de que o acidente resultou da inclinação de um dos reboques que faz o transporte dos visitantes pelo parque temático.

"Um dos atrelados dos tractores que fazem os passeios no Badoca resvalou e tombou numa curva, devido ao estado do piso", explicou.

A directora clínica do HLA, Conceição Vilão, referiu à Lusa já terem sido "inscritos e observados" na unidade hospitalar todos os feridos ligeiros provenientes do Badoca.

"São feridos que apresentam escoriações e pequenos ferimentos. Pensa-se que terão alta rapidamente", afirmou.

A Lusa contactou o Badoca Safari Park, mas nenhum responsável estava, de momento, disponível para prestar esclarecimentos.

Contudo, em comunicado, o parque aludiu ao acidente, embora apenas se refira a sete feridos ligeiros.

"Hoje, numa descida do percurso [do safari], dois reboques que transportavam cerca de 30 adultos e dez crianças resvalaram e sete pessoas sofreram ferimentos ligeiros, sendo imediatamente assistidas pelo INEM no local", explicou.

O Badoca Safari Park garantiu ainda que os espaços de visita pedonal e os percursos com reboque são alvo de "procedimentos de inspecção diários, antes da abertura das portas ao público".

Já as inspecções aos reboques do safari, acrescentou, são realizadas semestralmente, sendo que a última foi no mês passado, "por uma empresa certificada, antes da abertura anual ao público".

O alerta para o acidente de hoje foi dado às 12:14, segundo o CDOS, tendo sido mobilizadas para o local três corporações de bombeiros (Santiago do Cacém, Vila Nova de Santo André e Grândola), com um total de 25 elementos, auxiliados por 12 viaturas.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Setúbal e a viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Odemira do INEM também estiveram no local.

Um outro acidente ocorreu no Badoca Safari Park a 12 de Março de 2002, mas envolveu 13 crianças de uma escola que, ao despistar-se a viatura em que eram transportadas, sofreram ferimentos ligeiros.

O Badoca Safari Park é um parque zoológico, com uma área de 90 hectares, localizado em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém.

O parque conta com cerca de 300 animais selvagens pertencentes a 45 espécies diferentes, segundo informação recolhida pela Lusa na página na Internet do Badoca.

Sugerir correcção
Comentar