Sem Kate, mas com Camila e os Beckham: Carlos III recebeu o emir do Qatar para um banquete

O xeque Tamim bin Hamad Al Thani foi recebido pelos reis para um jantar de Estado. Na manhã de terça-feira, foram os príncipes de Gales a dar as boas-vindas aos xeques.

Britain's King Charles and Queen Camilla with the Emir of Qatar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani and Britain's Princess Anne, Princess Royal attend a State Banquet at Buckingham Palace, London, during the state visit to the UK of the Emir of Qatar, Britain, December 3, 2024. Jordan Pettitt/Pool via REUTERS
Fotogaleria
Carlos III e Camila receberam o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani Jordan Pettitt/Reuters
Britain's King Charles, Emir of Qatar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, Queen Camilla, Emir of Qatar's wife Sheikha Jawaher make their way along the East Gallery to attend the state banquet for the Emir of Qatar at Buckingham Palace, during his state visit to the UK, London, Britain, December 3, 2024. Aaron Chown/Pool via REUTERS
Fotogaleria
Carlos III e Camila receberam o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, e a xeica Jawaher bint Hamad bin Suhaim Al Thani Aaron Chown/Reuters
The Viscountess Hood and Prince William, Prince of Wales, make their way along the East Gallery to attend the state banquet for the Emir of Qatar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani at Buckingham Palace, during his state visit to the UK, London, Britain, December 3, 2024. Aaron Chown/Pool via REUTERS
Fotogaleria
Príncipe William chega ao banquete no Palácio de Buckingham Aaron Chown/Reuters
Britain's Sophie, Duchess of Edinburgh and Saad bin Sherida Al Kaabi make their way along the East Gallery to attend the state banquet for the Emir of Qatar Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani at Buckingham Palace, during his state visit to the, London, Britian, December 3, 2024. Aaron Chown/Pool via REUTERS
Fotogaleria
Sofia, duquesa de Edimburgo, e Saad bin Sherida Al Kaabi, ministro do Qatar para a Energia Aaron Chown/Reuters
Britain's Catherine, Princess of Wales, greets dignitaries as she arrives ahead of a Ceremonial Welcome for the Emir of Qatar at the Horse Guards Parade in London on December 3, 2024, on the first day of their two-day State Visit to Britain. The Emir of Qatar and his wife are in the UK for a two-day state visit, hosted by Britain's King. HENRY NICHOLLS/Pool via REUTERS
Fotogaleria
Kate esteve na recepção matinal ao emir do Qatar Henry Nicholls/Reuters
Ouça este artigo
00:00
03:03

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A noite foi de pompa e circunstância do Palácio de Buckingham. Carlos III foi o anfitrião de um banquete de Estado para o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad Al Thani, que está em Londres para uma visita de dois dias. Ao lado do rei, esteve Camila, que pareceu estar recuperada da infecção respiratória que a tem afastado de compromissos. Como surpresa, foram ainda convidados David e Victoria Beckham.

Ausente do jantar esteve a princesa de Gales, Kate, que recebeu na manhã desta terça-feira o xeque Tamim e a xeica Jawaher bint Hamad bin Suhaim Al Thani. A ocasião marcou também o regresso da mulher do príncipe William às visitas de Estado, desde que terminou a quimioterapia para um cancro diagnosticado no início deste ano.

Foram os príncipes de Gales a levar os xeques do Qatar até ao Palácio de Buckingham para a recepção oficial, onde os esperava Carlos III. Kate foi a protagonista da manhã a usar um casaco bordeaux de Sarah Burton para a Alexander McQueen (a mesma criadora que assinou o seu vestido de noiva) que evocava as cores da bandeira do Qatar. A completar o visual, a futura rainha usou um colar de pérolas de Isabel II, que já tinha usado no funeral do príncipe Filipe em 2021.

Foto
Kate e William na recepção ao emir do Qatar NEIL HALL/Reuters

A rainha Camila escusou-se aos eventos da manhã por recomendação dos médicos, depois de ter sido diagnosticada no início de Novembro com uma infecção do tracto respiratório inferior. À noite, contudo, surgiu no Palácio de Buckingham com o traje formal, um vestido de veludo vermelho assinado por Fiona Clare e a vistosa tiara de Kokoshnik, para acompanhar o marido.

Carlos III fez o discurso de boas-vindas antes do início da refeição, comparando a visita oficial do xeque Tamim bin Hamad Al Thani a um “regresso a casa”, já que o emir do Qatar estudou em Londres. O monarca evocou ainda uma ligação histórica entre os dois países, que foi cimentada pelos pais de ambos, o xeque Hamad bin Khalifa e a rainha Isabel II​. “Tal como os nossos pais serviram e trabalharam arduamente para enfrentar os desafios da sua idade, também nós devemos fazê-lo. E, nestes momentos de incerteza e agitação, as velhas amizades assumem uma importância cada vez maior”, declarou o rei.

Sentados à mesa, além do primeiro-ministro, Keir Starmer, e do líder da oposição, Kemi Badenoch, estavam David e Victoria Beckham. Foi a primeira vez que o antigo futebolista e a ex-Spice Girl foram convidados para um banquete de Estado, ainda que seja conhecida a proximidade entre os Beckham e a família real — foram convidados para os casamentos de William e Harry.

O casal foi fotografado à chegada ao Palácio de Buckingham, ambos vestidos a rigor. Beckham terá sido convidado pela ligação ao Qatar, uma vez que foi um dos embaixadores do Mundial de 2022 — o que foi alvo de críticas na época pelos problemas de direitos humanos na organização do evento.

Foto
O príncipe William no banquete Aaron Chown/Reuters
Foto
David e Victoria Beckham no Palácio de Buckingham Aaron Chown/Reuters

A visita de Estado do emir do Qatar não foi apenas diplomática, mas tinha como propósito encontrar financiamento para os planos de novas infra-estruturas, incluindo sistemas de energia mais limpos, do governo de Starmer. A iniciativa foi bem-sucedida: o Qatar anunciou que investirá mil milhões de libras (1,2 mil milhões de euros) em tecnologia climática no Reino Unido.

Sugerir correcção
Comentar