Kate Middleton anuncia fim da quimioterapia: “É um alívio”
A princesa de Gales, Kate Middleton, aproveitou o final do ciclo para desabafar sobre o desafio que viveu nos últimos meses: “O percurso do cancro é complexo, assustador e imprevisível para todos.”
O tratamento de quimioterapia a que a princesa de Gales, Kate Middleton, se teve de submeter, após lhe ter sido diagnosticado um cancro, durante uma operação abdominal programada, chegou ao fim. Numa mensagem publicada nas redes sociais, a mulher do herdeiro do trono britânico assumiu o quanto a notícia lhe é preciosa: “Com o Verão a chegar ao fim, não posso dizer-vos o alívio que é ter finalmente terminado o meu tratamento de quimioterapia.”
Kate desbrava ainda sobre como a fase por que passou foi desafiante: “Os últimos nove meses têm sido incrivelmente difíceis para nós, enquanto família”, escreveu, reflectindo que “a vida, tal como a conhecemos, pode mudar num instante e tivemos de encontrar uma forma de navegar nas águas tempestuosas e no caminho desconhecido”.
A princesa assume ainda o quanto “o percurso do cancro é complexo, assustador e imprevisível para todos, especialmente para os que nos são mais próximos”, admitindo que o diagnóstico, “com humildade, também nos coloca face a face com as nossas próprias vulnerabilidades de uma forma que nunca tínhamos considerado antes”, avaliando que o período serviu para que, tanto ela como o marido, William, se sentissem gratos “pelas coisas simples, mas importantes da vida, que tantos de nós tomam frequentemente como garantidas”. E resume: “De simplesmente amar e ser amado.”
Apesar de os tratamentos de quimioterapia terem chegado ao fim, Kate informa que o seu “caminho para a cura e a recuperação total é longo”. Ainda assim, sente-se confiante de que poderá “voltar ao trabalho e assumir mais alguns compromissos públicos nos próximos meses”, não se esquecendo de agradecer o apoio por parte do público. “A bondade, empatia e compaixão de todos têm sido verdadeiramente impressionantes.” E deixa uma mensagem de esperança para quem está a passar por uma situação idêntica à sua: “Para todos aqueles que continuam a sua própria jornada contra o cancro - continuo convosco, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão pode nascer a luz, por isso deixem que essa luz brilhe.”
Kate Middleton informou ter sido diagnosticada com cancro, em Março, detalhando que a doença oncológica foi descoberta durante a “cirurgia abdominal programada” a que foi submetida em Janeiro. “Os exames efectuados após a operação revelaram a presença de cancro. Por isso, a minha equipa médica aconselhou-me a fazer uma quimioterapia preventiva e estou agora na fase inicial desse tratamento”, explicou, na altura, sem especificar o tipo de cancro.