Em Newark, que já foi mais portuguesa, os portugueses estão mais americanos

A comunidade portuguesa e lusodescendente está hoje plenamente integrada na sociedade norte-americana. Em Newark, onde a campanha é discreta, as preocupações são as mesmas: economia e imigração.

Foto
Na Ferry Street do bairro de Ironbound, em Newark, os restaurantes, cafés e lojas portuguesas convivem com cada vez mais estabelecimentos dirigidos às comunidades hispânicas Pedro Guerreiro
Ouça este artigo
00:00
09:23

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

“Quanto mais americanos forem, mais portugueses serão.” Henrique Mano, chefe de redacção do Luso-Americano, o jornal histórico da comunidade portuguesa e lusodescendente nos Estados Unidos, recorda as palavras de Mário Soares nas suas visitas a Newark, cidade-âncora da diáspora. O então Presidente da República apelava a uma maior integração dos portugueses na sociedade norte-americana, através da naturalização e da participação política.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.