Pelo menos sete mortos em ataques russos. Ofensiva ucraniana em Belgorod faz cinco vítimas mortais

Oito civis ficaram feridos na sequência de um bombardeamento russo em Kharkiv este sábado. Há 46 feridos registados após o ataque ucraniano à cidade de Belgorod na sexta-feira.

Foto
Foi o quarto ataque de drones esta semana na capital, Kiev Gleb Garanich / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
04:38

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Em Kharkhiv, dois civis ucranianos morreram e oito ficaram feridos após um bombardeamento russo, este sábado. Em Chasiv Yar (no leste do país), um outro ataque russo fez pelo menos cinco mortos, segundo o governador regional de Donetsk, Vadym Filaskhin. Na sexta-feira, cinco pessoas morreram e 46 ficaram feridas num ataque ucraniano à cidade de Belgorod, no sudoeste da Rússia, informou o governador local, Vyacheslav Gladkov. Durante a madrugada, a Ucrânia sofreu ataques nocturnos e abateu 24 dos 52 meios aéreos lançados pela Rússia, informou a força aérea ucraniana.

O governador da região de Kharkiv, Oleh Synehubov, afirmou no Telegram que as forças russas atingiram a aldeia de Cherkaska Lozova com bombas guiadas, danificando um edifício residencial. Dois civis morreram e oito ficaram feridos. “Duas mulheres morreram”, disse ele. “Uma foi retirada dos escombros, a outra morreu na ambulância.” Acrescentou ainda que duas crianças estavam entre os feridos. Segundo Synehubov, as equipas de salvamento estavam no local a assistir os feridos e a procurar potenciais vítimas nos escombros.

As cidades e aldeias do nordeste da região de Kharkiv, na fronteira com a Rússia, têm sido frequentemente bombardeadas pelas forças de Moscovo ao longo de todo o período da guerra. Um ataque russo semelhante contra a cidade de Kharkiv, no centro, matou sete pessoas na sexta-feira, segundo as autoridades locais.

Em Chasiv Yaro, um ataque russo atingiu um prédio e uma casa particular, matando cinco homens com idades entre os 24 e os 38 anos. "A vida normal é impossível em Chasiv Yar há mais de dois anos", escreveu o governador regional de Donetsk, Vadym Filaskhin, nas redes sociais, deixando um pedido: "Não se tornem um alvo russo - retirem-se".

Cinco mortos após ataque ucraniano em Belgorod

Um ataque à cidade de Belgorod, no Sudoeste da Rússia, provocou cinco mortes e deixou 46 pessoas feridas. Trinta e sete dos feridos, incluindo sete crianças, foram levados para o hospital.

Um vídeo feito junto ao painel de instrumentos de um carro, publicado nas redes sociais, mostra outro carro a explodir enquanto se deslocava na estrada. Segundos depois, vê-se uma explosão no outro lado da estrada. A Reuters não conseguiu verificar de imediato a autenticidade do vídeo.

“Mais uma vez, apelamos a todos os governos responsáveis e às estruturas internacionais relevantes para que condenem veementemente este brutal ataque terrorista e se distanciem publicamente do regime de Kiev e dos seus representantes ocidentais que cometem tais crimes”, afirmou este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, citado pela TASS, agência de notícias russa.

O Comité de Investigação russo disse no seu canal do Telegram que tinha iniciado um inquérito criminal sobre o ataque em Belgorod. As autoridades russas informaram que uma mulher ficou ferida este sábado durante um bombardeamento ucraniano na cidade fronteiriça de Shebekino, também na região de Belgorod.

Nos últimos meses, a Ucrânia tem efectuado ataques frequentes em Belgorod e noutras regiões fronteiriças russas. Belgorod faz fronteira com a região de Kursk, onde, há quatro semanas, Kiev lançou um ataque-surpresa.

Ucrânia abate 24 drones russos

A Força Aérea ucraniana informou ainda que drones russos tinham atacado várias cidades da Ucrânia durante a madrugada de sexta-feira. De um total de 52 drones, 24 terão sido abatidos. Segundo um comunicado divulgado no Telegram, daqueles que não foram abatidos, 25 drones Shahed caíram e três voaram em direcção à Rússia e à Bielorrússia. Não houve relatos de feridos nos ataques nem de danos de maior.

Os alertas aéreos soaram várias vezes durante os ataques nocturnos e muitas pessoas dirigiram-se para abrigos a meio da noite.

Segundo as autoridades, este foi o quarto ataque com drones nesta semana na capital, Kiev, onde os alertas soaram durante cerca de quatro horas. Todos os drones que chegaram à cidade foram abatidos, disseram as autoridades municipais da capital ucraniana.

A Força Aérea ucraniana também abateu drones russos nas regiões de Poltava, Cherkasy, Kyrovohrad e Dnipropetrovsk, no centro do país, nas regiões de Chernihiv e Sumy, no Norte, e na região de Mykolayiv, no Sul. As autoridades regionais de Cherkasy afirmaram que os destroços dos drones danificaram várias casas.

As forças russas lançaram cinco mísseis durante o ataque, informou ainda a Força Aérea ucraniana, sem dar mais pormenores.

A Ucrânia e a Rússia afirmam que não visam deliberadamente civis na guerra que começou quando a Rússia enviou milhares de tropas para o vizinho de menor dimensão em Fevereiro de 2022. Moscovo classificou a invasão como uma “operação militar especial”.