Queda de avião na região de São Paulo mata todas as 61 pessoas a bordo

Voo fazia a rota de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, em São Paulo. Avião de médio porte transportava 58 passageiros e quatro tripulantes quando se despenhou numa zona com várias habitações.

Fotogaleria
Avião com 62 passageiros a bordo cai no Rio Grande do Sul Isaac Fontana / EPA
acidentes,aviacao,mundo,brasil,transportes,
Fotogaleria
Nenhum passageiro sobreviveu à queda do avião Carla Carniel / REUTERS
acidentes,aviacao,mundo,brasil,transportes,
Fotogaleria
Operado pela companhia aérea Voepass, o avião fazia a rota de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, em São Paulo Carla Carniel / REUTERS
acidentes,aviacao,mundo,brasil,transportes,
Fotogaleria
Nem a Voepass nem as autoridades aeronáuticas informaram sobre as possíveis causas do acidente Carla Carniel / REUTERS
Fotogaleria
Isaac Fontana / EPA,Isaac Fontana / EPA
acidentes,aviacao,mundo,brasil,transportes,
Fotogaleria
Carla Carniel / REUTERS
Fotogaleria
Carla Carniel / REUTERS
Fotogaleria
Isaac Fontana / EPA
Fotogaleria
Isaac Fontana / EPA
Motores Gerais
Fotogaleria
Isaac Fontana / EPA
Fotogaleria
Isaac Fontana / EPA
Ouça este artigo
00:00
03:08

Um avião com 62 pessoas a bordo caiu em Vinhedo, no interior do estado brasileiro de São Paulo, nesta sexta-feira, avançam os jornais brasileiros. As autoridades da cidade já confirmaram que nenhum passageiro sobreviveu à queda do avião, mas a companhia área ainda não se pronunciou.

A Câmara Municipal da cidade brasileira de Valinhos, cujos bombeiros estavam envolvidos no resgate, indicou que “não houve sobreviventes” entre os 62 ocupantes da aeronave, numa nota divulgada pela imprensa local. Embora o avião tenha caído numa área residencial da cidade vizinha de Vinhedo, bombeiros de outros municípios também participaram do resgate.

Também o Presidente brasileiro, Lula da Silva, confirmou que todos os passageiros do avião morreram no desastre aéreo. “Acaba de cair um avião na cidade de Vinhedo, em São Paulo, com 58 passageiros e quatro tripulantes e parece que todos morreram”, afirmou Lula da Silva, que se encontrava a discursar numa cerimónia de lançamento de uma fragata, no estado brasileiro de Santa Catarina.

Ao receber a notícia, o chefe de Estado brasileiro pediu ainda à plateia “um minuto de silêncio para as vítimas”. O avião de médio porte transportava 58 passageiros e quatro tripulantes quando se despenhou numa zona com várias habitações.

Operado pela companhia aérea Voepass, o avião fazia a rota de Cascavel, no Paraná, para Guarulhos, em São Paulo, segundo o site de notícias brasileiro G1. As autoridades de Vinhedo disseram que o avião aterrou nos quintais de algumas residências, mas que nenhum edifício foi afectado e não houve vítimas entre as pessoas em terra.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo foi o primeiro a confirmar, através das redes sociais, que um avião tinha caído em Vinhedo e avançou que enviou sete equipas para a zona do acidente, detalhando que a aeronave se despenhou às 13h25 (17h25 em Portugal). Segundo escreve a Folha de São Paulo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Força Aérea brasileira, já encaminhou agentes para o local do acidente.

Nem a Voepass nem as autoridades aeronáuticas informaram sobre as possíveis causas do acidente. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o avião a dar voltas em torno de si próprio antes de se despenhar com um grande estrondo e muito perto de algumas casas. De acordo com o site especializado Flightradar, o avião tinha feito mais dois voos na manhã de sexta-feira antes de se despenhar.

Marcelo e Montenegro enviam condolências

Marcelo Rebelo de Sousa já enviou uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo brasileiro pelas vítimas do acidente aéreo. Numa nota oficial, a Presidência indica que Marcelo Rebelo de Sousa "enviou uma mensagem de solidariedade e pêsames ao Presidente do Brasil Lula da Silva, lamentando o acidente aéreo em São Paulo que causou numerosas vítimas, enviando um abraço fraterno e de sentimentos pela perda de tantas vidas humanas".

Também o primeiro-ministro português expressou as suas condolências aos familiares das vítimas. "Em meu nome pessoal, do Governo de Portugal e do povo português, lamento profundamente o acidente aéreo em São Paulo, expressando, nesta hora de pesar, as minhas mais sentidas condolências aos familiares das vítimas, ao Presidente do Brasil e ao povo brasileiro", escreveu Luís Montenegro numa nota na rede social X (antigo Twitter).

Sugerir correcção
Ler 1 comentários