Tripulantes de cabine da Easyjet marcam greve de 15 a 17 de Agosto

Sindicato queixa-se de problemas como insuficiência de pessoal e “tratamento discriminatório” face aos pilotos. E defende que não deve haver serviços mínimos durante a paralisação.

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Sindicato diz que a greve surge após não ter sido possível alcançar “uma solução consensual" com a Easyjet Nuno Ferreira Santos
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O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apresentou um pré-anúncio de greve na Easyjet para os próximos dias 15, 16 e 17 de Agosto, uma quinta-feira (e feriado nacional em Portugal), sexta e sábado.

Tal como já aconteceu no passado recente, o sindicato considera que não devem se aplicados serviços mínimos, já que o “conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às regiões autónomas dos Açores e da Madeira, por razões de coesão nacional e isolamento das populações" para as quais "é essencial este meio de transporte” e esses destinos são “assegurados por outras companhias aéreas”.

De acordo com o comunicado do sindicato, a greve deve-se a factores como a “falta de estabilidade de escalas”, “tratamento discriminatório relativamente à classe dos pilotos, nas compensações dadas relativamente à disrupção de Verão”, “erros sucessivos no processamento de vencimentos”, “ausência de recursos para colmatar falhas operacionais de planeamento e serviço de escalas”.

Destaca ainda o sindicato problemas com o “cálculo ilegal do subsídio de Natal nos contratos de trabalho intermitente”, “insuficiência de pessoal em todos os departamentos relevantes” e “falhas de alojamento e transporte”.

O pré-aviso de greve, diz o SNPVAC, surge após terem sido “infrutíferos todos os esforços envidados” para “uma solução consensual” com a administração. Segundo este sindicato, há um sentimento de insatisfação pelo que diz ser um “contínuo e cada vez mais acentuado desrespeito pela sua dignidade profissional”.

Easyjet promete "minimizar o impacto” nos passageiros

Num comentário escrito, a Easyjet afirmou que, “caso a greve avance”, fará “tudo o que for possível para minimizar o impacto” nos passageiros. “Todos os clientes dos voos afectados serão contactados directamente via SMS, sendo que qualquer cliente afectado por cancelamentos terá direito a um reembolso ou a uma mudança gratuita para um novo voo”, disse a companhia aérea.

“Estamos extremamente desapontados com esta acção de greve desnecessária, especialmente nesta altura importante do ano, uma vez que já apresentámos soluções para abordar todas as preocupações levantadas pelo sindicato”, afirmou a Easyjet em reacção ao anúncio da greve.

“Todas as companhias aéreas na Europa foram afectadas pelo ambiente muito desafiante do controlo de tráfego aéreo, causado pelas restrições de pessoal e pelas limitações de capacidade, bem como pelas condições meteorológicas adversas, factores estes que estão fora do controlo das próprias companhias aéreas”, justificou a empresa.

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