Rapper Wiz Khalifa detido na Roménia por posse de canábis

“Volto em breve. Mas sem um grande charro na próxima vez”, escreveu o artista no X depois do concerto no festival Beach Please.

Foto
Wiz Khalifa durante a festa GQ Men of the Year em West Hollywood, Califórnia, em 2015 KEVORK DJANSEZIAN/REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:46

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

É ele que dá voz a Young, wild & free, mas o lema de vida de Wiz Khalifa parece ter-lhe trazido problemas. O rapper norte-americano foi detido por pose ilegal de drogas depois de fumar canábis em palco, neste sábado, no festival Beach Please!, em Costinesti, na Roménia.

“Os procuradores da Direcção de Investigação da Criminalidade Organizada e do Terrorismo - Serviço Territorial de Constanța ordenaram a instauração de um processo-crime contra um arguido (cidadão norte-americano), investigado pelo crime de posse ilícita de drogas de risco”, confirmaram as autoridades em comunicado neste domingo. E detalham que o rapper Cameron Jibril Thomaz, de 36 anos, tinha “na sua posse 18 gramas de canábis” e consumiu “outra quantidade” em palco “sob a forma de um cigarro artesanal”.

O artista e outros membros da sua comitiva foram detidos para interrogatório na madrugada de domingo e, depois de feitas as acusações, foram libertados. O momento da detenção, onde se vê Wiz Khalifa a ser levado por vários polícias, foi registado e publicado nas redes sociais.

Para já, os representantes do cantor não reagiram publicamente à detenção. Mas o rapper recorreu ao X (antigo Twitter) para se desculpar sobre o incidente. “O espectáculo de ontem à noite foi fantástico. Não queria desrespeitar a Roménia ao acender [um charro] no palco. Eles [os polícias] foram muito respeitosos e deixaram-me sair. Volto em breve. Mas sem um grande charro na próxima vez”, escreveu neste domingo.

Na Roménia, avisa o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, nos conselhos aos viajantes, as penas por consumo ou posse de drogas são extremamente pesadas, mesmo das chamadas 'drogas leves'”.

Segundo um relatório do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, o consumo de drogas na Roménia é proibido, apesar de não haver qualquer punição especificada. Em caso de posse para uso pessoal de drogas de “risco”, o tribunal pode aplicar uma coima ou uma pena de prisão de três meses a dois anos, enquanto a posse de drogas de “alto risco” é punida com uma pena de prisão de seis meses a três anos. Já a importação ou exportação de drogas de “risco” é punível com uma pena de três a dez anos de prisão; no caso das drogas de “alto risco”, aumenta para 7-15 anos.

Khalifa é conhecido por falar abertamente sobre o consumo de canábis e, em Janeiro deste ano, no podcast Call Her Daddy, confessou que vai “pedrado” para as reuniões de pais na escola do filho, Sebastian, de 11 anos, fruto da relação com a cantora Amber Rose. “Não é como antigamente, em que se era considerado um mau pai se se fumasse erva”, defendeu.

Noutra entrevista ao SkinBone confessou o que fuma “tipo 30 charros” por dia. O gosto pela canábis é tal que lançou em 2022 a sua própria marca de erva, a Khalifa Kush, que faz sucesso nos Estados Unidos.

Sugerir correcção
Comentar