ASAE suspende 16 restaurantes ilegais em zona turística de Lisboa
Acção de fiscalização teve como objectivo verificar o cumprimento das regras, com especial enfoque no licenciamento e nas condições técnico-funcionais e de requisitos de higiene, na cidade de Lisboa.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu 16 restaurantes ilegais, numa zona turística de Lisboa, e instaurou 24 processos de contra-ordenação, no âmbito de uma fiscalização a estabelecimentos de restauração e bebidas, anunciou este sábado a entidade.
No âmbito da Operação Ocultus, foi "determinada a suspensão de actividade de 16 estabelecimentos de restauração e bebidas, por falta de licenciamento e por violação dos deveres gerais e específicos da entidade exploradora", informou a ASAE, em comunicado.
A acção de fiscalização foi levada a cabo pela Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Lisboa da ASAE, e teve como principal objectivo verificar o cumprimento das regras para a actividade de restauração e bebidas, com especial enfoque no licenciamento e nas condições técnico-funcionais e de requisitos de higiene, na cidade de Lisboa.
"Foram fiscalizados 26 operadores económicos em zona predominantemente turística, tendo sido instaurados 24 processos de contra-ordenação, destacando-se como principais infracções de contra-ordenação, falta de licenciamento para exercício da actividade, falta de requisitos de higiene, falta de implementação de HACCP [Análise de perigos e pontos críticos de controlo], a violação dos deveres específicos da entidade exploradora, entre outras", refere-se na mesma nota.
A operação resultou ainda na apreensão de cerca de 300 quilos de géneros alimentícios por falta de requisitos, num valor de 600 euros.