Uma década depois, família real espanhola estreia-se no Instagram

“Uma década depois, renovamos o nosso compromisso com a defesa dos valores constitucionais e com o serviço do povo espanhol”, escrevem na primeira publicação nesta quinta-feira.

Spanish King Felipe, Queen Letizia and their daughters Princess Leonor and Infanta Sofia wave from a balcony after attending the relief of the Royal Guard during commemorations marking the 10th anniversary of the proclamation of Spain's King Felipe VI at the Royal Palace in Madrid, Spain, June 19, 2024. REUTERS/Susana Vera
Fotogaleria
Felipe, Letizia, Leonor e Sofia na varanda Susana Vera/Reuters
epa11421861 Planes of the Eagle Patrol, the acrobatic unit of Spain's Air Force, leave a trail of Spanish national flag colored smoke as they fly over the Royal Palace's Weapons Courtyard during the 10th anniversary of King Felipe's coronation in Madrid, Spain, 19 June 2024. Spain's King Felipe VI was handed the royal sash by his father, King Emeritus Juan Carlos I, back on 19 June 2014, ending 39 years of reign. EPA/Ballesteros
Fotogaleria
Os festejos de aniversário Ballesteros/Reuters

As celebrações dos dez anos de reinado de Felipe VI trouxeram novidades, para reflectir uma monarquia mais jovem. No almoço de festa, Leonor e Sofia surpreenderam com um (pouco habitual) discurso não planeado para elogiar os pais e emocionaram o rei. Pouco depois, nesta quinta-feira, a casa real espanhola chegou oficialmente ao Instagram, para mostrar uma monarquia voltada para o futuro. Até agora, a casa real não tinha conta no Instagram e divulgava apenas as novidades através do site oficial.

“Uma década depois, renovamos o nosso compromisso com a defesa dos valores constitucionais e com o serviço ao povo espanhol; esse foi, é e será sempre o nosso dever. Obrigado a todos por se juntarem a nós neste dia tão especial”, escreve a casa real na primeira publicação, onde partilha algumas fotografias das celebrações desta quarta-feira, 19 de Junho, dia em que Felipe VI comemorou dez anos no trono.

Há, ainda, um pequeno vídeo ilustrado com uma a nova canção Capriccio de Corazón para L&F 10, composta pelo violinista libanês Ara Malikian para as celebrações da década de reinado de Felipe e Letizia.

Nas primeiras publicações é dado destaque à princesa Leonor e à infanta Sofia, o futuro da monarquia, que vão ganhando cada vez mais protagonismo na rotina da família real. No almoço de aniversário, as jovens foram autoras de uma surpresa para os pais, tendo a mãe por cúmplice. Foi Letizia a dar-lhes um sinal para que se levantassem e juntas dirigiram algumas palavras a Felipe VI.

“Mãe, pai, majestades, desculpem por entrar furtivamente, mas também temos que dizer uma coisa hoje”, começou Leonor. “Obrigado por se juntarem a nós para lembrar que nestes dez anos aprendemos com os nossos pais o que significa o compromisso que nós quatro temos com todos os espanhóis”, continuou Sofia, enquanto os olhos do pai ficavam humedecidos.

Depois, levantaram os copos e pediram um brinde “aos nossos reis”. E a infanta Sofia lembrou: “Desde que nascemos aprendemos o valor desta instituição, a coroa, a sua utilidade para a nossa sociedade e o nosso propósito de servir. Para todos.”

O rei correspondeu ao brinde e abraçou as filhas. A proximidade da família sempre foi conhecida e Felipe VI mostra-se empenhado na educação das filhas. “Não quis as filhas educadas em redomas de vidro, em escolas onde fossem tratadas de forma diferente por serem infantas. Escolheu o mesmo colégio onde estudou para as filhas, deu-lhes uma visão internacional e incutiu-lhes o gosto pelas línguas estrangeiras, incluindo o árabe e o chinês”, analisava Alberto Miranda, autor de As Dez Monarquias da Europa, em conversa com o PÚBLICO, a propósito dos 20 anos de casamentos dos reis espanhóis.

As celebrações de aniversário, além do almoço e de uma parada real, incluíram uma visita da princesa das Astúrias, Leonor, e da infanta Sofia à Galeria das Colecções Reais com jovens da mesma idade. O dia terminou com um concerto de Ara Malikian no palácio real.

Foto
Leonor e Sofia PIERRE-PHILIPPE MARCOU/Pool via REUTERS

Fazendo alusão à atitude de poupança por que é conhecida a família, Letizia e as filhas vestiram marcas espanholas. De manhã, a rainha reutilizou um conjunto da Maksu, que já tinha usado em Julho de 2023, nos prémios de jornalismo da ABC. O visual foi acompanhado por umas sandálias rasas, uma vez que a antiga jornalista tem síndrome de neuroma de Morton, que provoca inchaço do nervo interdigital, que fica entre dois dedos do pé.

Também Sofia repetiu o macacão da marca sevilhana Cardié, que também levou aos Prémios Princesa das Astúrias 2023. Leonor foi a única a estrear um fato vermelho da Roberto Verino.

À noite, para o concerto na plaza de Oriente, aplicou-se a mesma máxima, com a herdeira do trono a destacar-se com um conjunto de saia e top adornados com pedraria da Sfera — o coordenado total custa menos de 80 euros.

Sugerir correcção
Comentar